Não lavar a caneca de café pode ser melhor do que lavar

publicado no Nexo Jornal

A caneca tem vencido o copo descartável em escritórios ecologicamente conscientes – ou nos que passaram por cortes de custos. De uso individual, o recipiente usado para tomar café pode ser visto pelas manhãs da mesma forma como foi deixado no dia anterior: com uma resistente marca marrom acumulada no fundo.

Caneca de café

O que traz um questionamento: com que frequência é necessário lavar a caneca de café ou chá? Raramente, segundo o professor de pediatria do Baylor College of Medicine e especialista em doenças infecciosas Jeffrey Stark. Em uma entrevista concedida ao “Wall Street Journal” sobre o tema, ele disse que esse trabalho pode ser poupado nos casos em que a caneca de café ou chá é utilizada apenas por uma única pessoa.

Stark afirmou que as canecas acumulam, sim, germes. Mas, como eles vêm da própria pessoa, não representam risco adicional ao organismo. Se, no entanto, além de café houver creme ou açúcar e a caneca ficar por um período prolongado sem ser lavada – durante um final de semana ou feriado, por exemplo – é possível que fungos se desenvolvam. Nesse caso, é melhor lavá-la. Nos cálculos do professor do Baylor College, lavar a caneca com a esponja da cozinha compartilhada pode infectá-la com uma gama mais ampla de micróbios. “A esponja no espaço compartilhado provavelmente tem uma contagem de bactérias mais alta do que qualquer outra coisa no escritório”, afirmou.

Em entrevista concedida em novembro de 2012 ao jornal britânico “The Daily Mail” na qual fala sobre os problemas de higiene trazidos por esponjas, John Oxford, professor de virologia da Universidade de Londres e membro do Conselho da Higiene, órgão que estuda padrões de limpeza no mundo inteiro, afirma que “a esponja de cozinha sempre é, de longe, a coisa mais suja”.

Para mantê-la limpa, Neil Schachter, autor de “O guia médico para gripes e resfriados” e diretor de cuidados respiratórios do hospital Mount Sinai, de Nova York, recomendou, em entrevista ao site WebMD, molhá-la e aquecê-la por dois minutos no microondas.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Não lavar a caneca de café pode ser melhor do que lavar

Deixe o seu comentário