‘Hogwarts brasileira’ oferece imersão no mundo da magia no interior de SP

publicado no G1

O lobisomem rosna, com a respiração arfante, dentro de uma jaula. O feitiço para atordoar a fera, o “Confutati”, é repetido por Hector Saião, professor de Defesa Anti-trevas da Escola de Magia e Bruxaria do Brasil (EMB), que oferece imersões de fim de semana aos dispostos a pagar R$ 2,6 mil para mergulhar no mundo da magia.

emb-hogwarts-1

A criatura é interpretada por um ator caracterizado, mas isso não atrapalha a concentração dos alunos que, assustados, empunham suas varinhas e repetem as palavras ensinadas pelo professor.

Criada em 2015, a EMB ofereceu este mês sua quinta imersão, inspirada no universo mágico de Harry Potter e adaptada à realidade brasileira.

“Desde o início a ideia foi adaptar, não reproduzir exatamente a estética de Hogwarts – nem poderíamos, por questões de direitos autorais”, conta à AFP a agente de viagens Vanessa Godoy, 27 anos, criadora da EMB, situada em um castelo em Campos do Jordão, a cerca de 200 km de São Paulo.

emb-hogwarts-5

“Temos histórias próprias, os personagens são autorais, e abordamos bastante nossa mitologia porque o Brasil é um país muito mágico”, acrescenta.

Desta mistura entre bruxaria e folclore nacional, os alunos aprendem na aula de Herbologia que escamas de iara (sereia mitológica) são ótimos núcleos (catalisadores da magia) de varinhas mágicas. Outro exemplo é uma professora que é metade curupira (ser protetor das florestas) e metade trouxa (não bruxo, no vocabulário de Harry Potter).

emb-hogwarts-4

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for ‘Hogwarts brasileira’ oferece imersão no mundo da magia no interior de SP

Deixe o seu comentário