Entenda porque sentir arrepios quando se ouve uma música é um ótimo sinal

6ae99025d586b8e652cfa9f7d3af53aa

Publicado no Yahoo

Você já ficou arrepiado ao ouvir uma música que mexeu contigo? Pois saiba que não é todo mundo que tem essa sensação e se você é um dos que já passou por isso, significa que seu cérebro funciona de um jeito um pouco diferente.

Segundo Matthew Sachs, graduado em música pela Universidade de Southern California, aqueles que têm uma grande reação à música possuem “cognição de ordem superior”. Ele realizou testes em 20 estudantes, 10 deles diziam sentir arrepios quando ouviam certas canções.

Durante os testes, os participantes tiveram o cérebro escaneado e descobriu-se que aqueles que se arrepiam possuem maior conexão neural entre o córtex auditivo, responsável pelo centro de processamento emocional, e o córtex pré-frontal, ligado a cognição de ordem superior que envolve ouvir e entender a música.

Segundo Matthew, as pessoas que reagem dessa maneira podem ter emoções mais fortes e intensas. “A ideia é de que mais fibras e o aumento de eficiência entre as duas regiões indicam que a pessoa tem um processamento mais eficiente”, afirmou no Oxford Academic.

Agora, Matthew pretende realizar novos testes para obter mais informações sobre como a música afeta a mente humana e para ele, isso seria uma alternativa para o tratamento de doenças da mente. “A depressão causa a incapacidade de experimentar o prazer de coisas cotidianas e a musica poderia ser usada como terapia para explorar sentimentos”.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Entenda porque sentir arrepios quando se ouve uma música é um ótimo sinal

Deixe o seu comentário