Os algoritmos invadiram a vida real

publicado na Época Negócios

Os anúncios se tornaram onipresentes no mundo online. Ao abrir um site, você é automaticamente bombardeado por vários deles. Alguns, principalmente os “recomendados para você”, muitas vezes conseguem apresentar exatamente o que você estava procurando – ou nem sabia que estava até ver a propaganda.

dsc0124_mountain_29june_alt

Inspirados pelo alcance dos algoritmos que impulsionam esses anúncios de recomendação, os publicitários Scott Kelly e Ben Polkinghorne criaram o projeto Signs of the Times. Eles instalaram uma série de placas que trazem essas sugestões da internet para a vida real por quatro locais populares da Nova Zelândia, país de origem da dupla.

Quem chega até o vulcão Monte Taranaki, por exemplo, encontra uma placa sugerindo locais similares, o Monte Cook, o One Tree Hill e o Uluru, uma pedra situada no norte da área central da Austrália. O anúncio informa também a distância de cada local.

De acordo com os publicitários, a escolha dos lugares foi feita a partir de algumas suposições. “As pessoas que estão em um playground provavelmente são crianças”, diz.

Kelly em entrevista à revista Fast Company. “Em que outras coisas eles estariam interessados?”. A dupla decidiu sugerir então o McDonald\’s, que Kelly adorava quando criança.

Na era da internet as pessoas compram coisas não porque realmente precisam, mas porque um anúncio apresentou aquilo no momento certo. Segundo Kelly e Polkinghorne, a iniciativa não é um alerta sobre o papel que a internet e suas recomendações desempenham na vida das pessoas, mas queriam chamar a atenção para a quantidade de decisões que são essencialmente feitas por nós, fazendo as pessoas pensarem sobre como tudo isso influencia nas ações tomadas em seu dia a dia.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Os algoritmos invadiram a vida real

Deixe o seu comentário