Os 79 hábitos das pessoas altamente eficazes, segundo a internet

publicado no El País

Stephen R. Covey é o autor de Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, livro publicado em 1989 que já vendeu mais de 25 milhões de cópias. Com a chegada da Internet, podemos ser muito mais eficazes do que costumávamos. Tanto, que sete hábitos nos parecerão poucos. Por que nos conformamos com um número tão baixo? Se somos realmente eficazes, certamente podemos fazer mais. Dez vezes mais, pelo menos.

1498146077_382862_1498146975_noticia_normal

Ou é o que parece ao lermos artigos sobre produtividade: existem dezenas de conselhos para render ainda mais no trabalho, como se isso fosse uma coisa boa. Apesar de algumas dessas recomendações serem incompatíveis entre si, enumeramos as 79 que nos parecem melhores. Se você conseguir aplicar pelo menos 55, se transformará no Tony Stark. As primeiras sete, claro, são as de Covey. Vamos começar pelos clássicos.

1. Seja proativo. Covey é um dos culpados pela popularização desse termo. Significa tomar a iniciativa e não esperar ordens.

2. Comece a trabalhar com um objetivo em mente.

3. Estabeleça prioridades, diferenciando o urgente do importante.

4. Pense no win-win, ou seja, em estratégias que possam beneficiar todas as partes implicadas. Covey, você é milionário, mas causou muito dano.

5. Primero compreenda e depois seja compreendido. É preciso aprender a se comunicar.

6. Sinergia. Esse termo demorou para aparecer, fala sobre aproveitar as possibilidades de uma equipe bem organizada.

7. Afie a serra. Significa continuar aprendendo, não afiar literalmente uma serra, coisa que seria, paradoxalmente, uma perda de tempo. A não ser que você seja carpinteiro, claro. Nesse caso, o conselho também pode ser seguido ao pé da letra.

8. Madrugue.

9. Sem apertar o botão de soneca, você acordará pior.

10. A Forbes recomenda usar as manhãs para centrar-se em você mesmo.

11. As manhãs merecem um capítulo à parte. Se você não sabe como aproveitá-las, recomendamos a leitura de um artigo de Verne com todas as 54 coisas que você deveria fazer antes das 8 da manhã.

12. Faça uma lista das coisas que precisa fazer.

13. Com três objetivos muito claros.

14. Não basta colocar objetivos diários. É preciso estabelecê-los por hora.

15. Também precisaremos de uma lista semanal e uma mensal.

16. Faça outra lista no final do dia com pelo menos oito objetivos para o dia seguinte, segundo o New York Times.

17. Mas não os anote no papel. Nada de papel.

18. Não, espere, é melhor no papel.

19. Anote todas as suas ideias. Se for preciso, leve sempre um bloco de anotações com você. Cheio de listas. Você também precisa de uma lista com todas as suas listas.

20. Não diga “sim” o tempo todo e para todo mundo. Tudo bem? Como “sim”? Mas o que acabamos de dizer?

21. Quando disser “não”, o faça com elegância. Em francês, por exemplo.

22. Diga não às distrações. Sempre. O site Entrepreneur é incisivo contra as distrações. Ainda que seja muito difícil evitá-las. Por exemplo, aqui está o Tetris online.

23. Mas dê uma volta de cinco minutos a cada hora trabalhada, como recomenda o New York Times.

24. Ou levante-se da cadeira a cada duas horas, segundo a CNN.

25. Leia algo novo todo dia, continua o Entrepreneur, que acrescenta:

26. É preciso saber quando descansar.

27. De fato, descanse mais.

28. E mais, tire uma soneca no escritório.

29. Dedique um tempo concreto do dia ao e-mail, mas desative as notificações.

30. Estabeleça um tempo limite para cada tarefa.

31. Mas termine-as. Como? Sendo efetivo, que pergunta.

32. E não faça nada que não goste.

33. Siga a regra 80/20: 20% de suas ações produzirão 80% dos resultados, dizem o Entrepreneur e a Forbes, falando da famosa Lei de Pareto.

34. Pense grande, diz o site Inc.

35. Pense a longo prazo, diz o Inc no mesmo artigo.

36. Cuide de seu corpo.

37. Aprenda a delegar. Essa é fácil, mas somente em parte. Eu queria delegar o resto da lista a um colega, mas ele não quis.

38. Não acumule tarefas pendentes, também diz o Entrepreneur. Gosto muito dessa porque basicamente consiste em dizer que para ser eficaz é preciso ser eficaz.

39. Encontre sua própria voz e faça com que sua voz inspire outros para que encontrem as suas, recomenda o Vida Positiva. Minha voz está dentro da boca. Busque aí.

40. Recompense os funcionários que mais se esforçam com cursos de formação. Socorro!

41. Monitore o workflow ou, em português, observe se as tarefas estão sendo feitas porque assim que você se distrai, aqui ninguém faz nada, passam o dia no Facebook.

42. Faça o mais difícil o quanto antes, aconselha o Fast Company.

43. Esqueça a multitarefa.

44. Ou não, aqui dizem que existe uma forma inteligente de aplicá-la. Existem tarefas que são compatíveis, como “ler um e-mail e tomar notas enquanto espera para falar com alguém no telefone”.

45. Bloqueie os sites que te distraem, especialmente as redes sociais. Mas não o Verne, cuidado com isso.

46. Aprenda com seus erros.

47. É preciso saber a diferença entre o importante e o urgente, como diz o Fast Company e já dizia Covey. Exemplo: o que o seu chefe te disse para fazer pode ser muito importante, mas corrigir alguém no Twitter é URGENTE. Pessoas estão retuitando sem pensar no que fazem.

48. Essa publicação do Quora vai além. É preciso diferenciar entre o 1) importante e urgente, 2) importante, mas não urgente, 3) não importante, mas urgente e 4) nem importante nem urgente. A ordem em que você precisa resolver esses assuntos é 1, 3 e depois o 2, o que por sua vez contribui para reduzir o volume do 1 e 3. Acho que se referem aos seus filhos no 4.

49. Aproveite o tempo sempre, aconselha o Fast Company. Seu voo atrasou meia hora. Então responda e-mails. O HuffPost diz o mesmo: tem dois minutos livres? Aproveite-os, preguiçoso.

50. Trabalhe mais do que todos, diz o Life Hack. Talvez existam pessoas mais capazes do que você, mas você pode vencê-los em sofrimento.

51. Mas não seja invejoso, acrescentam.

52. Mas acontece que você pode procrastinar. Dizíamos isso em ICON, também demos nossa contribuição ao tema (desculpem).

53. Os e-mails precisam ser curtos e concisos: não é preciso enviar um parágrafo quando uma frase é suficiente. Não só você perde o seu tempo como também o destinatário, dizem no Club-MBA. Palavras? Palavra! Suficiente! Mais? Desnecessário! Uma! Pronto! Mais? Não! Gente! Concisão!

54. Use atalhos de teclado. Pense que sempre que você aperta crtl + b no World ao invés de clicar no ícone do disquete você está economizando, sei lá, um segundo inteiro. Se o fizer 70 ou 80 vezes já pode responder um ou dois e-mails.

55. Peça aos seus chefes que te deem mais trabalho. Segundo esse site, é a chave para se ter mais energia.

56. Mas é preciso trabalhar 52 minutos e descansar 17, para seguir os ritmos de atenção de seu cérebro. Bem que poderia ser o contrário.

57. Mas aqui dizem para trabalhar 25 minutos e fazer pausas de 5. Poderia ser o contrário também.

58. E mais, trabalhe de acordo com seus ritmos circadianos.

59. E sente-se com o que em inglês se chama “power poses”, posturas de autoridade.

60. Medite.

61. Vá somente a reuniões que tenham um objetivo claro. Ou seja, nenhuma.

62. Certo, você precisa comer. Então aproveite e coma coisas boas ao cérebro. Segundo esse texto do Quora, mirtilos, frutas secas, sementes, verduras de folhas verdes, abacates e chocolate amargo. Imaginamos que não é para comer tudo ao mesmo tempo. Mas por que não? Uma superbatida supereficaz para seu cérebro.

63. Esse mesmo texto recomenda beber café “estrategicamente”, ou seja, quando seus níveis de cortisol baixam: entre 9h30 e 11h30 da manhã e 13h30 e 17h. É mais complicado para quem não acorda antes e precisa de café assim que sai da cama.

64. Não coma “muito açúcar”. Ao que parece, o ideal são 25 gramas de glicose.

65. Aprenda, portanto, a contar gramas de glicose.

66. Antes de comer, corra 30 minutos.

67. Não seja perfeccionista.

68. Deixe janelas em sua agenda. “Às vezes uma reunião se alonga. Às vezes você só precisa de tempo para pensar”, diz o Fast Company. Às vezes, acrescento, o chefe te procura e te acha escondido no banheiro.

69. Renuncie a objetivos e tarefas que sejam uma perda de tempo. Tem permissão para deixar de ler esse artigo, mas ainda falta muito para aprender.

70. Organize sua mesa.

71. Trabalhe menos, diz o Fast Company em outro artigo que também propõe o seguinte:

72. Ignore o celular.

73. E mais, deixe-o a 6 metros de distância.

74. E também não o tenha por perto quando dormir, diz o Business Insider.

75. Use sempre a mesma roupa, como Mark Zuckerberg. (Nota importante: peças diferentes da mesma roupa, não as mesmas peças todos os dias).

76. Saia à rua. O sol estimula sua produtividade.

77. Faça queixas aos seus chefes, mas ofereça uma solução ao problema. Exemplo: “Tudo está ruim. É preciso colocar fogo no prédio e fugir à Suíça”.

78. O dia só tem 24 horas? Os FRACOS pensam assim. O Business Insider nos lembra que essa maneira de pensar é uma armadilha. É preciso pensar em semanas de 168 horas. Efetivamente, estão incluindo o final de semana.

79. Você vai morrer, lembre-se. A ideia do Life Hack é que levemos em consideração que nosso tempo na Terra é limitado e que o melhor é aproveitá-lo o máximo para tornar realidade todos os sonhos de nossos chefes.

ARQUIVADO EM:

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Os 79 hábitos das pessoas altamente eficazes, segundo a internet

1 Comentário

Deixe o seu comentário