O clima realmente altera o humor das pessoas, mostra pesquisa

publicado na Galileu

Um estudo publicado no MIT Technology Review mostra que ficamos mais felizes quando a temperatura está mais ensolarado. A pesquisa foi feita com base em 3,5 bilhões de posts no Twitter e no Facebook publicados entre 2009 e 2016 que, de alguma forma, falavam de como a pessoa se sentia.

A equipe descobriu que há uma relação entre o humor e o tempo. “[Encontramos] evidências substenciais de que um clima menos ideal se relaciona com sentimentos piores”, escreveu o time. Especificamente, eles notaram que temperaturas frias, temperaturas quentes, chuvas, faixas de temperatura diária mais estreitas, umidade e cobertura de nuvens, estavam todas associadas a expressões de sentimento mais agudas, mesmo se desconsiderassem as postagens relacionadas ao clima.

rain-20242_960_720

Também foi descoberto que quando está muito frio as expressões negativas das pessoas aparecenram tanto quanto quando ocorrem terremotos e ataques terroristas. Na medida em que as expressões escritas representam as emoções, os especialistas acreditam que “há evidências de que o clima pode alterar funcionalmente os estados emocionais humanos “.

Já existiam suspeitas sobre a relação anteriormente, mas Patrick Baylis, da Universidade de Stanford, nos EUA, liderou a maior pesquisa sobre o assunto até hoje. Os cientistas não observaram apenas as publicações que falavam diretamente do assunto, mas também as que demonstravam diferentes sentimentos de acordo com o momento.

Os resultados foram analizados e classificados, sendo depois comparados com horários, lugares e climas específicos. Os dados meteorológicos incluíram temperatura máxima diária, temperatura, medidas de precipitação, cobertura de nuvens e estatísticas de umidade relativa, todas as que foram consideradas fundamentais para a relação entre clima e estados emocionais em estudos anteriores.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for O clima realmente altera o humor das pessoas, mostra pesquisa

Deixe o seu comentário