5 piores coisas que você pode dizer em uma entrevista de emprego

publicado na Forbes

A maioria das pessoas que buscam empregos sabe que não pode ir a uma entrevista para uma vaga e criticar seu antigo chefe ou qualquer outro empregador do passado. Também não pode xingar, fazer piadas grosseiras ou aparecer vestido com uma camiseta rasgada ou um jeans sujo. Todos sabem disso.

No entanto, muitas vezes, quem está desempregado não percebe que ir a uma entrevista, humilhar-se e implorar pela vaga é tão errado quanto. Quando você implora por um trabalho, sinaliza ao entrevistador que não está confiante em relação às suas próprias habilidades. Quem iria querer contratar alguém assim?

Outro erro comum é falar sobre as fraquezas, como prova de que tem autocrítica. Pessoas interessantes não focam em suas falhas, mas em seus pontos fortes.

1) Perguntar quantos candidatos estão sendo entrevistados para a vaga

Quem se importa com quantos candidatos concorrem ao mesmo emprego? Seu foco deve ser a necessidade da empresa.

2) Prometer que, se for contratado, vai trabalhar muito, até tarde e durante os finais de semana

Nunca diga a um entrevistador que eles devem contratá-lo porque você irá trabalhar mais do que os outros ou horas a mais. Você deve desejar ser contratado pela sua inteligência, e não porque vai trabalhar todas as horas em que estiver acordado.

3) Perguntar como se saiu na entrevista ou se existe algum motivo para não contratá-lo

Não pergunte como você se saiu na entrevista ou eles enxergam um motivo para não o escolher. Como eles poderiam responder a isso nesse momento? Mantenha a calma e aguarde o processo de seleção se desenrolar.

4) Dizer que aceita a vaga por um salário menor e pedir “apenas uma chance”

Morda a língua antes de sugerir que aceitaria um salário mais baixo do que merece apenas para ser contratado.

5) Perguntar se o entrevistador deseja que seja feito um projeto sem custos, como um teste de capacidade

Alguns empregadores antiéticos irão pedir para você completar um projeto de graça como parte do processo de entrevista. Você pode doar uma hora de trabalho, mas não um projeto inteiro, muito menos um que a empresa possa usar em seu negócio. Você precisa ser pago para isso. Não diga que irá trabalhar de graça. É fácil não se valorizar e, dessa forma, enfraquecer os seus esforços na busca de um emprego. Esteja atento. Os empregadores para os quais você quer trabalhar estão em busca de pessoas que saibam seu próprio valor. Tenha certeza de que você é uma dessas pessoas.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 5 piores coisas que você pode dizer em uma entrevista de emprego

Deixe o seu comentário