Você possivelmente está limpando a bunda do jeito errado, sabia?

Publicado no Mega Curioso

O papel higiênico é peça fundamental em todo banheiro, e só quem já ficou no aperto na hora de ver que o rolo tinha acabado sabe a real importância desse item de higiene. O problema é que, pelo visto, o papel higiênico está mais para vilão do que para mocinho, sabia?

Ao que tudo indica, o papel pode causar problemas à saúde – não é à toa que o bidê de banheiro fez tanto sucesso e que o chuveirinho posicionado ao lado do vaso sanitário, criado para substituir o bidê, está fazendo sucesso em todo o mundo.

Em relação ao papel, temos um empasse: enquanto que limpar pouco pode deixar a pele contaminada com vestígios de fezes, limpar demais é um jeito simples de provocar fissuras na região anal e, inclusive, infeções do trato urinário.

E agora?

Para a autora do livro “The Big Necessity: The Unmentionable World of Human Waste and Why it Matters”, Rose George, é impressionante a ideia de que as pessoas estejam andando sujas por aí, já que a limpeza com o papel nunca é suficiente: “O papel movimenta o cocô, mas não o remove”, disse ela.

Como sabe que nem todo mundo tem um bidê em casa ou mesmo que não é possível instalar esses utensílios em banheiros públicos, George acredita que a solução para o problema está em usar lencinhos umedecidos para se limpar depois de fazer cocô.

Além da questão higiênica da coisa, o uso de lencinhos umedecidos evita as doloridas fissuras anais, que demoram a cicatrizar e podem causar hemorroidas. Vale sempre lembrar que não se deve limpar a região anal no sentido que venha de trás para frente, pois isso leva material fecal para o trato urinário, o que pode provocar infecções.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Você possivelmente está limpando a bunda do jeito errado, sabia?

Deixe o seu comentário