Fazer exercícios pode te ajudar a aprender um novo idioma

publicado na Galileuu

Uma pesquisa publicada por especialistas da China e da Itália aponta que praticar exercícios pode ajudar no aprendizado de um novo idioma. Quarenta jovens foram voluntários do estudo, que durou cerca de dois meses.

Os cientistas dividiram os voluntários que desejavam aprender inglês em dois grupos, sendo que um deles faria exercícios antes e durante as aulas de idioma. Ambos os grupos aprenderam o novo vocabulário observando palavras projetadas em grandes telas, junto com imagens comparáveis. Foram mostradas 40 palavras por sessão, com a sequência repetida várias vezes.

Observou-se que os alunos que tinham andado de bicicleta tiveram melhor desempenho nos testes de vocabulário do que os que ficaram sentados. Eles também se tornaram mais eficientes em reconhecer frases corretas do que os estudantes sedentários, embora essa diferença só tenha surgido várias semanas após as aulas.

O mais interessante, entretanto, é que os ciclistas conseguiam lembrar melhor do que tinham aprendido tempos depois da entrevista. “Os resultados sugerem que a atividade física durante o aprendizado melhora a aprendizagem”, diz Simone Sulpizio, professora de psicologia e linguística da Universidade Vita-Salute San Raffaele, em Milão, Itália, e coautora do estudo.

Não se sabe, entretanto, o que causa esse efeito no cérebro. Ainda mais porque o estudo foi feito apenas com jovens praticando exercícios não tão pesados, o que inviabiliza uma conclusão sobre as outras faixas etárias.

“Não estamos sugerindo que escolas ou professores comprem bicicletas”, diz Sulpizio. “Uma mensagem mais simples para levar para casa pode ser que as aulas devem ser acompanhadas por atividades físicas”. Para ela, ficar sentado por horas sem se mover não é a melhor maneira de aprender.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Fazer exercícios pode te ajudar a aprender um novo idioma

Deixe o seu comentário