Não tente isso em casa: homem se lançará em um foguete para provar que a Terra é plana

Publicado no Hypescience

Algumas pessoas estão tão certas de suas causas que arriscariam a morte por elas. Isso não é novidade, é algo que já vimos na História outras vezes.

E, ainda assim, é um tanto assustador, se não preocupante, ler notícias como esta do entusiasta da “teoria da Terra Plana”, Mike Hughes, que está planejando seu primeiro lançamento tripulado de um foguete caseiro para provar que uma conspiração de astronautas fabricou a forma do planeta.

A empreitada

No próximo sábado, 25, o homem de 61 anos pretende lançar-se a 805 km/h até uma altura de 549 metros por 1,6 km de comprimento através do Deserto de Mojave, na Califórnia, em um foguete que ele construiu a partir de sucata, retornando ao chão de paraquedas.

Assumindo que o voo não o mate, a jornada de Hughes marcará apenas a primeira fase do ambicioso programa espacial do grupo “Research Flat Earth” (algo como “Pesquisa da Terra Plana”).

O que exatamente este maluco vai provar, ninguém sabe.

Embora não haja nenhuma hipótese certa de como a Terra Plana deve se parecer, muitos crentes preveem um disco plano rodeado por gelo do mar, que naturalmente mantém os oceanos no seu lugar. O que está além do gelo do mar, se for o caso, resta a ser descoberto.

Motorista de limusine/astronauta a serviço da verdade

Hughes, um motorista de limusine, tem um histórico de aventuras com resultados mistos. Segundo o portal Ars Technica, ele possui um recorde mundial Guinness reconhecido em 2002 por saltar cerca de 31 metros em uma limusine.

Ele também já sobreviveu a um voo de foguete tripulado em 2014, no qual alcançou uma altitude de 418 metros (apenas um quarto da distância pretendida desta vez), mas passou três dias se recuperando das pressões exercidas pela força g e duas semanas andando de muleta.

E tudo isso baseado na tecnologia da boa e velha Terra redonda, visto que só recentemente Hughes se tornou adepto da conspiração da moda deste ano.

Contraditoriamente, Hughes alegou “não acreditar na ciência”, enquanto disse que ainda tinha muito a aprender sobre a ciência dos foguetes, apesar de possuir conhecimentos de aerodinâmica e dinâmica dos fluidos.

Loucura ou coragem?

Em entrevistas a colegas também crentes da Terra Plana, Hughes concordou com noções conspiratórias do tipo “a NASA está nos enganando” e “Elon Musk faz foguetes falsos”.

Hughes prometeu à comunidade que exporia a mentira com seu foguete de sucata, que será lançado a partir de Amboy, uma cidade abandonada no deserto.

Ele não será capaz de testar o foguete antes, e, mesmo que o lançamento seja um sucesso, ele já prometeu aos seus patrocinadores outro ainda mais arriscado no próximo ano.

“É muito assustador, mas nenhum de nós vai sair vivo deste mundo”, disse Hughes à Associated Press.

Isso é verdade, mas, ironicamente, ao invés de defender uma conspiração, Hughes pode acabar morrendo em nome da ciência. [Gizmodo, ScienceAlert]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Não tente isso em casa: homem se lançará em um foguete para provar que a Terra é plana

Deixe o seu comentário