Fantasia de ‘Negão do WhatsApp’ causa demissão de CEO em multinacional no Brasil

Publicado no Hypeness

O meme do ‘Negão do WhatsApp‘ se popularizou nos últimos anos através dos mais diversos canais das redes sociais.

A foto mostra um homem negro nu da cintura pra baixo exibindo seu órgão genital, reproduzindo um dos principais estereótipos sexualizados do qual afrodescendentes são vítimas no Brasil.

Esse viral chegou até a festa de fim de ano da sede brasileira da Salesforce, que produz softwares para empresas como iFood, Embraer e SulAmérica.

O time de recursos humanos da empresa resolveu promover um concurso de fantasias, com prêmio de 3 mil reais para quem fosse eleito o mais criativo pelos 250 empregados presentes na confraternização.

Só que a ideia acabou ultrapassando alguns limites.

Um dos funcionários, que atua na área de vendas, se fantasiou como o ‘Negão do WhatsApp‘ e a foto acabou circulando por grupos de conversas no aplicativo. Ele ficou em quarto lugar no concurso e foi parar no centro do clique.

Foto causou crise com fantasias polêmicas

A imagem da “brincadeira” chegou na matriz, em San Francisco, nos Estados Unidos, deflagrando uma grave crise.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, são várias as versões do que aconteceu em seguida que circulam pela empresa. Uma delas diz que a direção da companhia pediu a demissão do funcionário, mas o diretor comercial tentou mantê-lo no cargo, afirmando que no Brasil as pessoas são mais “liberais”.

O argumento teria feito a matriz demitir também o diretor. O presidente da sede brasileira, então, entrou na polêmica para defender seus colegas e também teria perdido o emprego.

Outros dois funcionários, que se vestiram como os protagonistas de As Branquelas, dois policiais negros que se travestem de meninas brancas, foram suspensos até segunda análise.

De acordo com o jornal, pessoas próximas dos empregados desligados acreditam que a punição tenha sido exagerada e contraditória, uma vez que, na visão deles, viola o discurso de diversidade que a Salesforce propagada.

A companhia confirmou à Folha as demissões, mas disse não comentar esse tipo de assunto.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Fantasia de ‘Negão do WhatsApp’ causa demissão de CEO em multinacional no Brasil

Deixe o seu comentário