Ala do PSB insiste em ter Joaquim Barbosa candidato a presidente

Publicado na Veja

O segmento do PSB contrário a uma aliança com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), nas eleições de 2018 retomou a ofensiva para lançar a candidatura de Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), à Presidência da República. Comandado pelo líder da legenda na Câmara, o deputado Júlio Delgado (MG), o grupo prepara uma série de manifestos e notas de diretórios e da bancada no Congresso em apoio à candidatura de Barbosa.

A movimentação em favor do ex-ministro se contrapõe a uma outra articulação, liderada pelo vice-governador de São Paulo, Márcio França. França, que assumirá o governo em abril após a renúncia de Alckmin, negocia uma aliança para receber o apoio do PSDB em sua pré-candidatura à reeleição em troca de colocar o PSB no palanque nacional tucano.

A movimentação do vice incomoda Barbosa, que ainda não se filiou à legenda e só aceita ser candidato se tiver amplo apoio no partido. Segundo o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, o partido ainda não tomou decisão sobre como se posicionará na disputa presidencial. De acordo com ele, a legenda está focada na construção de candidaturas a governador em oito estados (SP, MG, PE, PB, AM, TO e ES), além do Distrito Federal.

O primeiro manifesto em apoio ao ex-ministro foi lançado na semana passada pelo diretório do PSB mineiro. “A executiva estadual do PSB de Minas Gerais reconhece que a filiação de Joaquim Barbosa reforça os quadros do campo progressista. É homem público, capacitado, competente e dará grandes contribuições para as discussões temáticas nacionais”, diz a nota, aprovada na terça-feira.

“Como este, teremos manifestos de outros estados e, na volta do recesso, faremos um manifesto de deputados e senadores em apoio à candidatura dele (Barbosa)”, disse Delgado. O deputado afirmou que tem ligado e se reunido com pessebistas de outros diretórios para articular as notas. A expectativa é que as executivas do Rio Grande do Norte, Acre e Piauí divulguem manifestos nessa linha nas próximas semanas.

Delgado e outros deputados do PSB se reuniram com Barbosa na quinta-feira passada, um dia após o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter a condenação confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Ala do PSB insiste em ter Joaquim Barbosa candidato a presidente

Deixe o seu comentário