Estes cachorros fizeram cirurgia plástica

Publicado no Hypescience

De vez em quando parece que cães de nariz curto não conseguem respirar direito, e isso não é só impressão. Metade de cachorros de raças braquicefálicas (de cabeça curta) tem problemas respiratórios. Para corrigir o problema é necessário que o bichinho passe por uma rinoplastia.

Roncar e o hábito de dormir sentado são indicações importantes que o seu cãozinho está com problemas respiratórios. Se ele dorme sentado, existe uma chance de que ele esteja tentando manter as vias aéreas abertas ao ficar com a cabeça erguida.

A melhor coisa é levar seu cão com esses sinais para uma consulta com o veterinário, para verificar se ele tem estenose de narinas. Este problema acontece quando as aberturas nasais são muito pequenas e a cartilagem nasal obstrui a passagem do ar.

A estenose de narina já é visível nos primeiros dias após o nascimento dos filhotes, e deve ser corrigida com uma rinoplastia para ampliar as aberturas nasais. Isso é feito com a remoção de uma porção da pele e da cartilagem nasal.

Donos de cães que já passaram pela cirurgia contam que a melhora é visível. O cachorro fica com mais energia para brincar e até a língua muda de cor porque passa a ficar melhor oxigenada.

Este problema é bastante comum em raças como Boston Terrier, Pugs, Pequineses, Shih-Tsu, Buldogues Franceses e Lhasa Apso. O mais preocupante é que 20% dos cães registrados no Kennel Club dos EUA – o maior clube de registro genealógico de raças no mundo – são de raças braquicefálicas. Há pouco mais de 10 anos, em 2005, este índice era de 2%.

Por isso campanhas têm sido lançadas no mundo todo para informar potenciais compradores de filhotes destas raças sobre este e outros problemas de saúde que podem trazer sofrimento para o animalzinho. A intenção é desaquecer o mercado desse tipo de raças para que menos filhotes sejam criados.

Está pensando em aumentar a família canina em breve? Considere seriamente se está preparado para ver seu futuro amiguinho de quatro patas sofrendo com dificuldade de respirar e se seu orçamento comporta os gastos que virão dos tratamentos que provavelmente serão necessários. Lembre-se que há muitas outras raças interessantes e que cães sem raça definida são famosos pela boa saúde e longevidade. Assim você terá seu melhor amigo por perto por muito mais tempo, com qualidade de vida. [Bored Panda]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Estes cachorros fizeram cirurgia plástica

Deixe o seu comentário