Como o uso de smartphones e tablets à noite pode atrapalhar seu sono

Pessoas que usam celular ou tablet antes de dormir têm sono prejudicado Imagem: iStock

Publicado no Viva Bem

Você já percebeu que mexer no celular ou no tablet pouco antes de dormir prejudica o seu sono? Acredite, a alteração do sono por causa desses aparelhos não é impressão sua. De acordo com um novo estudo, isso realmente ocorre.

Os cientistas analisaram nove pessoas que passaram 10 noites em um laboratório do sono. Por cinco noites consecutivas, eles leram textos no iPad antes de dormir e por outras cinco noites, leram em papel impresso. Em ambos os cenários, eles leram em uma sala mal iluminada até se sentirem prontos para dormir.

O experimento, publicado nesta semana no periódico Physiological Reports, descobriu que, quando as pessoas usaram tablets ao invés de papel, elas selecionaram um horário para dormir mais tarde e demoraram mais para pegar no sono. Segundo os cientistas, o organismo dos voluntários também suprimiu e atrasou o horário de secreção dos níveis de melatonina, o hormônio que regula o sono.

Além disso, os usuários de iPads relataram períodos de sono REM reduzidos e se sentiram menos sonolentos à noite e menos alertas pela manhã depois de usar o dispositivo eletrônico.

“Esses dispositivos não são benignos”, diz a coautora do estudo, Jeanne F. Duffy, uma neurocientista do Hospital Brigham and Women, em Boston, nos Estados Unidos. “Eles têm efeitos biológicos em nós. Podem ser ruins para adultos, mas piores para crianças e adolescentes que já não dormem o suficiente.”

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Como o uso de smartphones e tablets à noite pode atrapalhar seu sono

Deixe o seu comentário