Descubra maneiras de vender imóveis encalhados

Publicado no Imovel Web

Em um mercado tão concorrido, não é incomum o corretor ter que lidar com imóveis encalhados durante a profissão. Saiba o que fazer com os imóveis encalhados

Para solucionar problemas como esse é preciso não só contar com a habilidade de vendedor, mas também com a criatividade, conhecimento e ter um pouco mais de jogo de cintura.

Para facilitar separamos algumas dicas que podem ajudar e alguns erros comuns que devem ser evitados. Vamos aprender?

Amplie seu espaço virtual

Não é mais novidade para ninguém que a tecnologia auxilia muito o mercado imobiliário. Contar com sites, blogs, aplicativos é o ideal. Com isso, o profissional garante disponibilidade total para um atendimento que não precisa ser presencial, pelo menos no primeiro contato.

Adicione anúncios dos imóveis em páginas na internet e alcance os clientes que estão cada vez mais conectados.

Cuide da documentação do imóvel

Não adianta anunciar um imóvel e, quando o comprador se interessar, descobrir que a documentação está irregular.

O cliente que procura um novo imóvel também deseja uma negociação rápida, transparente e o mais simples possível. Como corretor, é seu dever reduzir ao máximo as burocracias que o comprador terá de enfrentar.

Aparência do Imóvel

O cliente interessado em um imóvel vai querer visitá-lo antes de fechar a transação. Sabemos que ver o local por fotos não é a mesma coisa que ver o imóvel ao vivo. Cuide para que o cliente encontre um imóvel com fachada bem cuidada, com pintura em dia, portão sem defeitos. É preciso ainda verificar a limpeza do local, mesmo uma casa vazia precisa ser limpa de tempos em tempos, pois não se sabe quando surgirá um cliente em potencial.

Se a casa ainda possui moradores, no dia da visita é preciso cuidado para que o local esteja organizado. Coisas pequenas podem desviar a atenção do cliente de forma negativa.

Troca de imóveis

Apesar de não ser tão comum, já existem casos onde a alternativa encontrada para se desfazer de um imóvel é a troca, chamado de permuta.

A permuta acontece onde um cliente troca um imóvel por outro de mesmo valor, em alguns casos se o valor for diferente pode haver necessidade do que chamamos de torna.

Valor do imóvel

Outro ponto importante é o valor do imóvel. Não adianta anunciar um valor mais alto do que o imóvel realmente vale. Um preço acima da média afasta compradores e dá vantagem a concorrência.

É um erro colocar um valor acima para garantir bons descontos ou ter uma margem maior na negociação. Lembre-se que a tecnologia da internet permite pesquisas rápidas e o cliente pode agrupar imóveis de acordo com os valores. Um imóvel fora do valor correto será apenas descartado mais rapidamente.

Cuide para que o proprietário entenda o valor correto e, se desejar garantir bons descontos na negociação, que o faça de verdade e não jogando o preço para o alto. Veja aqui o valor do metro quadrado de diferentes cidade do país.

Avaliação periódica

Esse item está diretamente ligado ao item anterior. É com base na avaliação do imóvel que o corretor/comprador vai definir se o preço está ou não de acordo com a mercadoria.

Se o imóvel está encalhado há algum tempo, é possível que o bairro tenha passado por algumas mudanças, como um shopping, uma escola, um ponto de transporte, como metrô e trem, entre outras possíveis alterações, e com isso a avaliação inicial já não condiz com a realidade da propriedade.

Nesses casos, é necessário que o imóvel passe por avaliações periódicas e que garantam que o imóvel tenha um preço que reflita a nova realidade dele, com todos os benefícios da propriedade em si e da localização onde está inserido.

Corretor x Comprador

Por último, é preciso salientar o papel do corretor nas negociações entre clientes compradores e aqueles que desejam vender. Um bom corretor deve se munir de todas as informações possíveis sobre o mercado em que atua, incluindo dados da economia do país, taxas de juros, questões burocráticas envolvendo cartórios e legislação, além de ter o feeling da venda e saber conectar o cliente certo ao comprador ideal.

Esse casamento perfeito só acontece quando o corretor analisa muito bem as mercadorias que possui e sabe ouvir as necessidades de cada cliente.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Descubra maneiras de vender imóveis encalhados

Deixe o seu comentário