Publicado originalmente em O Globo
Fundado em 2007 por Nelson Mandela, o The Elders reúne ex-líderes políticos que hoje se dedicam a tentar solucionar conflitos e combater as injustiças. O jornalista Geneton Moraes Neto ficou frente a frente com dois importantes representantes deste seleto grupo e o Dossiê Globo Newsexibe neste sábado, às 19h05m, sua entrevista com o ex-presidente americano Jimmy Carter e o arcebispo Desmond Tutu, herói da luta contra a discriminação racial na África do Sul. Detalhe: ambos já ganharam o Prêmio Nobel da Paz.
Um repórter inglês disse uma vez que, quando vivia uma situação rara, repetia para si mesmo: Eu? Aqui? Uau!. Devo confessar que, quando me vi diante deles, juntos e ao vivo, para uma entrevista exclusiva, tive exatamente aquela sensação conta o jornalista.
Os dois opinaram sobre conflitos históricos e lembraram de atitudes importantes tomadas no passado. Geneton conta que eles alternaram momentos de muita seriedade com bom humor:
Para mim, pessoalmente, houve partes emocionantes, como quando, ao falar sobre violência, Tutu me perguntou se eu ficaria parado se visse Hitler mandando crianças para os fornos crematórios. E também de bom humor: quando perguntei a Jimmy Carter se ele compraria um carro usado de George W.Bush, Tutu, sentado ao lado, deu uma gargalhada. Imaginei que Carter pudesse considerar a pergunta ofensiva. Mas ele repetiu a reação de Tutu: riu bastante. E deu uma resposta mineira.
foto: Rafael França
dica do Moisés Gomes
Assisti a entrevista completa e apesar de um ou outro detalhe nas falas de ambos, apreciei bastante. Só penso que a Globo News não precisava ter ‘cortado/podado’ a fala final de Carter quando ele respondeu quanto a ter ou não ter medo. Seu testemunho foi literalmente deletado. #babaquice