A volta de alguns super-heróis, incluindo a estreia de um novo Superman, remakes polêmicos, sequências de franquias já consagradas e muito mais. Entre comédias, policiais, ficções científicas e terrores, 2013 deve levar aos cinemas fãs de todos os gêneros.
publicado no virgula
Django Livre – Com direção de Quentin Tarantino, o filme conta a história de Django (Jamie Foxx), que faz tudo para resgatar sua mulher, Broomhilda (Kerry Washington), que foi parar nas mãos de um cruel proprietário de terras, Calvin Candle (Leonardo DiCaprio), depois de um jogo de cartas. Django conta a com a ajuda de um ex-dentista e atual caçador de recompensas alemão, King Schultz (Christoph Waltz), que o compra, liberta e ensina a ele alguns truques de sua nova profissão. Estreia no dia 18 de janeiro.
A Hora Mais Escura – Kathryn Bigelow, ganhadora do Oscar por Guerra ao Terror, apresenta sua visão da caçada a Osama Bin Laden. Jessica Chastain é a protagonista Maya, inspirada em uma agente da CIA que na vida real passou dez anos trabalhando no caso. Estreia no dia 18 de janeiro.
O Mestre – Polêmico por sua suposta inspiração na Cientologia, o filme é ambientado no pós-Segunda Guerra e mostra Lancaster Dodd’s (Philip Seymour Hoffman) como um militar que retorna aos Estados Unidos e decide formar um culto para acabar com as lembranças dos horrores vividos por soldados durante o conflito. O orador ganha fiéis rapidamente, e acaba se tornando uma espécie de mestre para Freddie Quell (Joaquin Phoenix), um soldado violento e alcoólatra. Estreia no dia 25 de janeiro.
Os Miseráveis – Tom Hooper, vencedor do Oscar de 2011 por O Discurso do Rei, colocou Hugh Jackman, Russell Crowe e Anne Hathaway, entre outros, para cantar em um grandioso musical baseado no romance homônimo de Victor Hugo, de 1862, que conta uma história que se passa na França do século 19 entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. Estreia no dia 1 de fevereiro.
Meu Namorado é Um Zumbi – Antes chamada Sangue Quente, a comédia é baseada no livro Warm Bodies, de Isaac Marion, e mostra o zumbi R (Nicholas Hoult) resgatando a jovem Julie (Teresa Palmer), a quem protege de outros zumbis e também dos Boneys, a encarnação seguinte dos mortos vivos. Se comunicando cada vez melhor e se recusando a comer carne humana, R recupera progressivamente sua humanidade. Estreia no dia 1 de fevereiro.
Caça aos Gângsteres – A história do filme acontece em 1949, quando Mickey Cohen (Sean Penn), o chefão da máfia no Brooklyn, controla todo o tráfico de armas e drogas e a prostituição no oeste de Chicago, com a ajuda de vários políticos e policiais corruptos. No entanto, uma equipe de agentes do Departamento de Polícia de Los Angeles, comandada pelo sargento John O’Mara (Josh Brolin) e por Jerry Wooters (Ryan Gosling), decide se unir para colocar um fim ao império do criminoso. Estreia no dia 1 de fevereiro.
Duro de Matar: Um Bom Dia Para Morrer – No quinto filme da franquia, John McClane (Bruce Willis) vai à Rússia para enfrentar forças terroristas e terá de libertar Jack (Jai Courtney), seu filho mais velho, de uma prisão. Estreia no dia 22 de fevereiro.
Oz: Mágico e Poderoso – Com direção de Sam Raimi, o filme tem como protagonista Oscar Diggs (James Franco), o mágico de um pequeno circo com uma ética duvidosa, que é levado do empoeirado Kansas para a vibrante Terra de Oz e acredita que ganhou a sorte grande, com direito à fama e à fortuna. Mas lá ele também encontra três bruxas, Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glinda (Michelle Williams), que não estão convencidas de que ele é o grande mágico que todos acreditam.Estreia no dia 8 de março.
Carrie – Baseado no clássico dirigido por Brian de Palma em 1976, que por sua vez era inspirado em um livro homônimo de Stephen King, o filme conta a história de Carrie White (Chlöe Moretz), uma garota tímida que é perseguida por seus colegas na escola e considerada uma maldição por sua mãe Margaret (Julianne Moore), uma mulher extremamente religiosa. Ao ser provocada no balie de formatura, Carrie libera todo seu poder telecinético e acaba aterrorizando a pequena cidade. Estreia no dia 15 de março.
Jack, o Matador de Gigantes – Inspirado na clássica história de João e o Pé de Feijão, o filme tem como protagonista Jack (Nicholas Hoult), que tenta salvar a princesa Isabelle (Eleanor Tomlinson), raptada por gigantes. Para chegar até o lugar onde ela foi aprisionada, Jack escala um pé de feijão gigante e tem a ajuda de um exército de cavaleiros liderado por Elmont (Ewan McGregor). O ato, porém, desencadeia uma guerra entre os humanos e os gigantes. Estreia no dia 22 de março.
A Hospedeira – Baseado no único romance de Stephenie Meyer fora da saga Crepúsculo, o filme é ambientado no futuro, quando alienígenas agem como parasitas, invadindo os corpos dos humanos e eliminando suas personalidades e consciências. Melanie (Saoirse Ronan) é uma das integrantes do último grupo de sobreviventes, e Peregrina é a alienígena que tenta se apoderar de seu corpo. Mas Melanie não é uma presa tão fácil quanto os outros humanos. Estreia no dia 29 de março.
Oblivion – Dirigido por Joseph Kosinski (Tron: O Legado), Tom Cruise vive Jack Harper, um dos últimos homens a viver numa Terra pós-apocalíptica e quase inabitável. Sua função é reparar naves que combatem alienígenas violentos. Ao salvar a vida de uma desconhecida, Victoria (Andrea Riseborough), ele é colocado em uma situação que o força a “questionar tudo o que sabe e colocar o destino da humanidade em suas mãos”. Estreia no dia 12 de abril.
Homem de Ferro 3 – Dirigido por Shane Black, marca o início da chamada Fase 2 dos filmes da Marvel, precendendo os lançamentos de Thor 2, Capitão América 2 e Os Vingadores 2. Desta vez Tony Stark (Robert Downey Jr.) terá que enfrentar o terrorista Mandarim, interpretado por Ben Kingsley. Estreia no dia 3 de maio.