James Cimino, no UOL
As chamadas escrituras sagradas ganharam uma versão cômica no blog “Bíblia das Celebridades”, que reescreve perfis de famosos, fofocas e escândalos envolvendo atores, cantores e políticos com a mesma linguagem do Velho Testamento.
Criada pelo jornalista David Butter, a página relata, com termos rebuscados, casos como o do jogador Ronaldo Fenômeno, que foi parar em um motel com três travestis.
O resultado é hilário: “Carta de Ronaldo, o Nazário: Engenhosos são os ardis dos homens. Peregrinava eu um dia entre as lagoas da Barra quando três andarilhas se aproximaram. Estavam cansadas da jornada e pediam um teto para dormir. Com nove dinheiros paguei e dividimos assim uma estalagem, de uma só cama. Já calava a madrugada quando descobri se tratarem de homens a serviço dos reis da Babilônia. Os três espiões ocultavam serpentes.”
Butter conta que a brincadeira começou no Twitter, quando ele fez um versículo em que ironizava o ator Bruno de Lucca. “Foi bastante retuitado e vi que tinha potencial. Aí criei esse Tumblr, que já tem mais de 300 postagens, feitas por mim e mais cerca de 50 colaboradores.”
A dificuldade, diz o jornalista e pesquisador em religião contemporânea pelo King´s College de Londres, é adaptar termos contemporâneos para a linguagem dos profetas. Postar no Twitter, por exemplo, vira escreveu na pedra do tuinto. Outras são mais fáceis, como papel, que vira papiro, homem, que vira varão, e jornalista, que vira escriba.
Além disso, Butter, que é judeu e sempre estudou as escrituras sagradas, criou também gentílicos para se referir às regiões do Brasil na linguagem bíblica. Os brasileiros são os tropiqueus; paranaense, paraneu; mato-grossense, pantaneu; paulista é o itaquerita. Para os cariocas, criou duas designações: os ipanemitas, da zona sul, e os tijuqueus, para a zona norte.
“Primeiro comecei com os perfis das pessoas, depois fui pegando fatos curiosos que são divulgados na mídia e os adaptei. No começo pensei em pegar as passagens bíblicas e apenas trocar os personagens, mas ia ficar óbvio e sem graça. Percebi que a sátira é mais engraçada.”
Mesmo assim, alguns versículos não escapam das histórias narradas na Bíblia. É o caso de Ângela Bismarck, que na página se torna uma versão moderna da mulher de Ló, que no Velho Testamento foi transformada em uma estátua de sal.
“Os anjos vieram a Ângela, de Bismarque, e disseram: ‘Escapa-te do Lebolon por tua vida. Leva teu marido e caminha para além da Serra de Petrópolis, sem olhar para trás de ti’. Mas Ângela olhou para trás e foi convertida numa estátua de silicone. E os anjos disseram ao Senhor: ‘Talvez o marido devesse ser julgado por má prática médica’.”
A Bíblia é Sagrada. Ela é a Palavra de Deus!! Não sou de acordo que se faça piadas das verdades eternas e sagradas. O mundo não conhece o Deus da Bíblia, mas mesmo sem conhecê-Lo, um dia, terá que comparecer, um a um, diante do Trono do Juiz dos juízes e prestar contas a Ele. Nesta Santa Bíblia está escrito: “Todo o joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor!!!” Esperem por essa hora em que terão de encarar o JUSTO JUIZ!!!
Sensacional e humoristicamente criativo. Nada a ver com a agressividade suja , mordaz e desrespeitosa de um tal “porta dos fundos ” que é um verdadeiro lixo totalmente sem graça. Parabéns , David , por sua saudável crítica de costumes da sociedade contemporânea , que de certa forma , desfruta das mesmas paixões pecaminosas dos tempos bíblicos!!!!