Publicado em O Globo
1 – Parque Nacional de Tongariro, Nova Zelândia
O Parque Nacional de Tongariro, o mais antigo parque nacional da Nova Zelândia, guarda grande parte das locações onde foi filmada a trilogia “O Senhor dos Anéis”. É possível visitar Mordor e descobrir que as montanhas que rodeiam a fortaleza são, na verdade, lindas. É permitido acampar no parque e admirar com calma diversas paisagens dos longa-metragens. Mas não espere encontrar cenários iguaizinhos aos da saga, pois o diretor Peter Jackson fez grandes modificações usando a tecnologia digital.
2 – Geek Bar Chicago, Estados Unidos
Quem disse que os nerds não gostam de socializar? Acaba de ser inaugurado o Geek Bar Chicago, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Criado por dois nerds e financiado coletivamente com a ajuda da plataforma Kickstarter, o bar tem jogos de tabuleiro disponíveis, comidas e drinks inspirados em ícones da cultura pop e até uma réplica do Trono de Ferro, da série “Game of thrones”. Para deixar o lugar ainda mais temático, as bebidas são servidas em tubos de ensaio.
3 – Estúdio da Warner Bros., Inglaterra
Os fãs do bruxo Harry Potter piram ao adentrar os estúdios da Warner Bros., nos arredores de Londres, na Inglaterra. Lá é possível conferir cenários inteiros de diversos filmes da série, figurinos, moldes de personagens utilizados nas filmagens (como o elfo doméstico Dobby e a aranha Aragog) e uma incrível réplica do castelo de Hogwarts do tamanho de uma sala. É possível passar horas perdido em meio aos objetos de cena e também tomar cerveja amanteigada (sem álcool).
4 – Museu de História da Computação, Estados Unidos
O Museu de História da Computação, que fica em Mountain View, na Califórnia, mostra ao visitante por que essa ciência tem mais de 2000 anos de idade. Com exposições multimídias, o espaço exibe máquinas antigas e fala sobre os momentos-chave da história dos computadores. Os visitantes podem conhecer as histórias dos pioneiros da computação e ver mais de 1.100 artefatos históricos, incluindo alguns dos primeiros computadores, das décadas de 1940 e 1950.
5 – Blipsy Barcade, Estados Unidos
Apesar de ser a cidade das celebridades, Los Angeles também tem diversos locais para aficionados por games. Um dos mais famosos é o Blipsy Barcade, que oferece dezenas de fliperamas para seus frequentadores, além de comida e bebida. Para jogar só é preciso desembolsar alguns trocados. O lugar também conta com uma pista de dança para quem se empolgar depois de uma vitória no Pac Man.
6 – Parque Nacional de Tikal, Guatemala
Tikal foi um dos maiores centros populacionais e culturais da civilização maia e, em 1977, serviu de locação para algumas filmagens de “Star Wars episódio IV: Uma nova esperança”. É possível visitar as construções históricas (templos e monumentos escavados a partir de 1956) que aparecem em cena indo ao Parque Nacional de Tikal, na Guatemala. O local foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco dois anos após o lançamento do filme.
7 – Cidade das Ciências e da Indústria, França
Paris abriga o maior museu científico da Europa, a Cidade das Ciências e da Indústria, ou Lá Cité, com 150 mil metros quadrados divididos em sete andares de um prédio suntuoso. Ao passear pelo museu é possível ver, tocar e compreender como funcionam máquinas e tecnologias importantes hoje em dia – do material silicone até um simulador de voo que pode ser pilotado pelos visitantes. Do lado de fora do museu, ainda há a Géode, uma esfera de aço polido com 36 metros de diâmetro dentro da qual são projetados filmes sobre o espaço, o fundo do mar, o corpo humano e outros temas.
8 – Nintendo World, Estados Unidos
Os fãs de videogame se sentem no paraíso no Nintendo World, em Nova York. Lá os gamers podem comprar qualquer tipo de jogo, console ou acessório da empresa, além de camisas e brinquedos dos personagens mais amados. A loja ainda conta com um museu de história da Nintendo com diversos consoles antigos e jogos clássicos. Há ainda uma sessão inteira dedicada à franquia Pokémon.
9 – Museu Galileo, Itália
Em Florença, o museu abriga os instrumentos pessoais de Galileo Galilei, um dos mais importantes astrônomos e matemáticos do mundo. São mais de mil objetos, ao todo. O local é casa de artefatos científicos pioneiros e instrumentos de navegação datados do século XV ao XIX, além de conter a tumba e o dedo médio da mão direita de Galileo (é sério!).
10 – Geek Bowl, Estados Unidos
Como seria um Super Bowl (a final do campeonato da NFL, a principal liga de futebol americano dos Estados Unidos) jogado por nerds? O evento “esportivo” Geek Bowl, que rola todo ano em Austin, no estado do Texas, dá uma ideia. No encontro anual, nerds de todo o mundo se reúnem para beber, participar de jogos de equipes e também de shows de talentos. O evento é sempre aberto com um incrível número musical. Todo nerd que se preze deve tentar ir à convenção pelo menos uma fez na vida.