Evangélicos dizem que novela promove umbanda e boicotam Globo

pedacinhoPublicado no UOL [via Tribuna Hoje]

Evangélicos estão promovendo uma campanha na internet contra a novela das seis da Globo, Meu Pedacinho de Chão, que acusam de fomentar a umbanda. Uma publicação com mais de 85 mil compartilhamentos no Facebook diz que a trama é ambientada em um terreiro disfarçado e os nomes dos personagens contêm referências à religião afro-brasileira.

O texto, publicado em 15 de abril pela evangélica Dayhendyra Alves, faz um “alerta” sobre a novela Meu Pedacinho de Chão. “Descobri que a Vila de Santa Fé [cidade fictícia da novela] é um terreiro e que os nomes dos personagens são de umbanda”, diz a publicação. Coronel Epaminondas (Osmar Prado), chamado de Coronel Epa, seria uma referência à saudação Epa Babá ao Orixá Oxalá, um dos mais cultuados das religiões africanas.

Ainda segundo a publicação, o violeiro Viramundo (Gabriel Sater) seria uma variação do Exu Gira Mundo. O texto termina com uma prece a Jesus contra a trama de Benedito Ruy Barbosa: “Que o Senhor Jesus nos lave com seu poderoso sangue e abra nossos olhos!”.

Telespectadores evangélicos que compartilharam a publicação chamam Meu Pedacinho de Chão de “demônio puro” e prometem boicotar a novela da Globo. “Logo vi por que odiei essa novela. Demônio puro. Deus abra a mente das pessoas para a realidade”, comentou Michelle Araújo. “Depois dessas informações, irei me negar a não mais assistir. Prefiro agradar a meu Deus!”, escreveu Zélia Maria.

Meu Pedacinho de Chão não é a primeira novela da Globo boicotada por religiosos. O caso mais recente aconteceu em 2012, quando fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus fizeram campanha na internet contra Salve Jorge. O bispo Edir Macedo, líder da Universal e dono da Record, escreveu em seu blog que São Jorge, venerado pelo catolicismo e por religiões afro-brasileiras, é um “deus pagão travestido de santo”. Na época, a autora Gloria Perez respondeu ao ataque dos evangélicos. “Não se deve ampliar a voz dos imbecis”, disse em entrevista ao jornal O Globo.

Procurada pelo Notícias da TV, a Federação de Umbanda do Brasil não quis comentar o caso do boicote de evangélicos à novela das seis da Globo, porém ressaltou que não é a primeira vez que a religião afro-brasileira sofre ataques de intolerância.

A Globo esclarece que Meu Pedacinho de Chão não é inspirada na umbanda e não faz nenhuma referência a ela.

Independentemente do boicote de evangélicos, a novela das seis da Globo vem marcando a mais baixa média da história do horário.

Abaixo, o post com quase 100 mil compartilhamentos.

UM ALERTA SOBRE A NOVELA MEU PEDACINHO DE CHÃO!!! Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. O que você tem deixado entrar na sua casa? Me senti incomodada com a novela das 18:00hs (Meu pedacinho de chão), achei as roupas estranhas então decidi pesquisar, não achei nada tenebroso rs… Mas Deus me tocou para pesquisar nome por nome, descobri que a vila de Santa fé é um “TERREIRO” e que o nomes dos personagens são de “UMBANDA” veja: EPAMINONDAS chamado de ÊPA significa: saudação ao ORIXÁ OXALÁ (Êpa Babá) SERELEPE: Seus sinônimos são Gay, excitado, inquieto, danado, caxinguelê, conhecido na umbanda como Joãozinho, Saci Pererê, Negrinho do Pastoreio e Serelepe da Umbanda (sapeca adora balas e doces). PITUCA: Boneca Pituca, esoterismo e ocultismo, Famosa mãe de santo, e filha de orixá VIRAMUNDO/GIRAMUNDO: exú GINA: Famosa mãe de Santo ,A Voz de Oyá, Yansã e Ruy de Ógún, está representando o lesbianismo. AMÂNCIA: filha de OXÚM Dona TEREZA: CIGANA, OXUM PANDA, CABLOCA, No grego significa SEIFERA E CAÇADORA. TUIM: santo, saudação de umbanda. Mãe BENTA: mãe de santo CATARINA: mãe de santo RODAPÉ: pé que gira PEDRO FALCÃO: Falcão povo das aguas, OXUM Tem um senhor que vive de chapéu fumando cachimbo com bengala na mão esse vcs já sabem. Estes são apenas alguns… Que o Senhor Jesus nos lave com seu PODEROSO SANGUE e abra nossos olhos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fanatismo. Não encontro palavra mais adequada para esse boicote. Eu não sigo a Umbanda, mas quero deixar meu comentário. Que eu saiba a Umbanda é uma religião como outra qualquer. E que eu saiba não faz adoração ao demônio. Essas pessoas que estão criticando é que possuem um véu sobre os olhos, parecem que fizeram uma lavagem cerebral e se julgam santas para criticarem a religião de outras pessoas. Deus é um só e não faz julgamento das pessoas, os “humanos” é que fazem.

  2. Não discutirei religião, mas pensem o como seria legal se descobricemos que no final da novela o Coronel é o mocinha e a professorinha é uma vampira, faria muito sentido com o titulo “meu pedacinho de chão”, o coronel mataria a professorinha e diria ” Sempre odiei esses vampiros” como no final do filme garotos perdidos. A internet viria abaixo de gente revendo os capítulos pra achar as referencias escondidas e as dicas que comprovariam que o Coronel só queria proteger a vila do assedio da vampira 🙂

    • E ELE DISSE QUE “ONDE ESTIVER UM OU DOIS REUNIDOS EM MEU NOME – AÍ ESTAREI” .
      ELE NÃO DISSE EM QUE RELIGIÃO ESTARÁ, MAS ONDE ESTIVEREM REUNIDOS EM SEU NOME.

  3. sou evangelica e n concordo com umbandismo + o fato de n concordar n quer dizer q eu n respeite , tenho plena consciência q estou em um pais q da liberdade a todas as religiões e q se n estou satisfeita com tal programação eu simplesmente não ligo a tv em tal canal

  4. Primeiro eu sou evangélica, segundo me envergonho de pessoas que se dizem de Deus terem uma postura dessas. Evangélicos pra começo de conversa nem deve perder tempo assistindo novela, o mundo aí necessitado de Deus e esse povinho preocupado com a novelinha da Globo? pessoas estão morrendo de fome, morrendo com a violência e que papel temos exercido na sociedade? infelizmente alguns de nós tem mancado a verdadeira mensagem de Cristo.

  5. Não sou umbandista, nem evangélico ou católico. aliás prefiro não me posicionar sobre religião, pois para mim que sou ocidental e cresci em torno da religião cristã, Jesus sempre tolerou e nunca descriminou qualquer pessoa, seja por classe social, cor, raça ou religião.
    Sobre as pessoas que se dizem cristã e se vestem como tal, procurem saber mais sobre a religião umbanda e toda sua história. Penso que é um absurdo um negro, afro brasileiro que critica a religião umbanda, que a chama de religião demoníaca. Por favor, a esse tipo de pessoa só tenho sentimento de pena, de como seu espírito e pobre e podre.
    Por favor pessoas, vivemos no século XXI não vamos manter o mesmo modelo escravista e imperialista dos séculos anteriores. Onde os negros africanos eram tratados como seres sem alma ou almas perdidas, forçando-os à abdicarem de suas culturas e religiões em prol de um fanatismo que nada tem haver com a filosofia que Jesus Cristo nos ensinou.
    “Amais uns ao outros como eu vos amei”!

  6. Mas por que crente vai boicotar algo que ele já é proibido pelo pastor de assistir?

    E outra: tem crente mais entendido em macumba e umbanda do que pai-de-santo!

  7. LAMENTÁVEL!!!
    A ignorância é, e sempre foi, um mal destruidor…
    Como é duro ter que saber de gente que não conhece nada do mundo espiritual, comentando do que não conhece e discutindo do que não entende.
    O fato de não se conseguir ver o mundo espiritual não significa que ele não existe. As pessoas não nascem com a idéia formada; elas vão se informando e formando seus pontos de vista com o que percebem pelos seus sentidos. É um pão nosso a cada dia…; que vai enchendo ou inchando as mentes e os corações das pessoas que não selecionam com sabedoria o que comem. No final, a produção de cada um será sempre o resultado de sua alimentação diária…
    O Ser Humano é, ou será, o que aprende durante sua peregrinação terrena. E o que tem valor em toda a sua existência é a sua Alma e não o que sente em seu mísero e passageiro corpo.

    Só a Graça e a Misericórdia do Senhor!
    Lanes Romano.

  8. o problema hj em dia e q as pessoas estão acomodadas em um “tem nada não” pra elas e tudo normal e é racismo dos evangélicos. a melhor forma de sabermos a verdade é lendo a biblia…. pois a propria diz conhcereis a verdade e a verdade vos libertará. enquanto vcs ficam deixando críticas entre si procurem entender um pouco mais do que se prega os evangélicos e do que se é pregado em outras religiões. ..