Publicado na Folha de S. Paulo
Publicado nesta segunda-feira (19), o trailer oficial de “Star Wars: O Despertar da Força” movimentou as redes sociais —não só do lado bom, mas também do lado mau da força.
Internautas lançaram nas redes sociais uma campanha de boicote ao novo filme da franquia, que terá um protagonista negro.
O ator John Boyega protagonizará a história no papel de Finn, sendo o primeiro “stormtrooper” negro de toda a série.
No trailer, há indícios de que Finn se tornará um jedi, já que ele aparece empunhando um sabre de luz.
Por esse motivo, figurou entre os tópicos mais comentados do Twitter a hashtag “#BoycottStarWarsVII”, acompanhada de críticas ao sétimo episódio da série.
Os comentários racistas foram rebatidos por diversos outros internautas, que apoiaram a escolha de Boyega para protagonizar o filme e relembraram que a voz do mais icônico personagem de “Star Wars”, Darth Vader, é de um homem negro.
O Episódio VII da franquia também terá como protagonista uma mulher, a atriz Daisy Ridley, que interpretará Rey, é uma espécie de carroceira do planeta Jakku.
O novo “Star Wars” chega aos cinemas no dia 17 de dezembro deste ano.
“#BoycottStarWarsVII já que Star Wars não quer pessoas brancas, então não querem nosso dinheiro também”
#BoycottStarWarsVII If white people aren't wanted in Star Wars, then our money must not be either.
— Critical Spooking (@officialCritDis) October 19, 2015
“#BoycottStarWarsVII porque em vez de usar a força, eles usam ações afirmativas”
#BoycottStarWarsVII because instead of using the force, they use affirmative action
— WhiteDoggiePrivilege (@Bjorn_blonde) October 19, 2015
“Essa campanha #BoycottStarWarsVII é nojenta. Tristes por causa de um homem negro protagonista e dizendo que isso promove ‘genocídio branco’.”
So this #BoycottStarWarsVII is disgusting. Upset over a black man being one of the lead characters and saying it promotes "white genocide."
— Spooky PantheR (@____PantheR) October 19, 2015
“Espero que os apoiadores de #BoycottStarWarsVII não descubram que a voz do nosso Darth Vader é de um HOMEM NEGRO”
Welp I hope #BoycottStarWarsVII supporters dont find out darth vaders voice was a BLACK MAN pic.twitter.com/iWLXDo2TqR
— BrokenGamezHD (@BrokenGamezHD) October 19, 2015