Publicado no Addictable
Sempre que pensamos sobre o Afeganistão, a imagens que vem a mente é a da situação atual: um pais destruído, com cidades em ruínas e sob o controle do Talibã. É difícil de imaginar que o país já vivenciou uma época de prosperidade e paz.
O professor universitário, Dr. Bill Podlich, viajou ao Afeganistão em 1967, junto com sua esposa e filhos, para estudar princípios da educação na Faculdade de Kabul. Durante a viagem, ele levou a sua câmera fotográfica e documentou a vida dos afegãos na época.
As imagens capturadas por Podlich não se assemelham em nada com o Afeganistão que vemos hoje. A sociedade naquela época era mais ocidentalizada. As fotos mostram garotas aprendendo em salas de aula, mulheres usando saias curtas e famílias aproveitando o dia. Infelizmente tudo mudou uma década depois, em 1979, quando o pais foi invadido e conflitos constantes permitiram que o Talibã dominasse a maior parte do seu território.
Em entrevista ao Denver Post, Peg, filha do Dr. Podlich, disse: “Quando olho as fotos do meu pai, lembro que o Afeganistão era um país com milhares de anos de história e cultura. Tem sido péssimo assistir e ouvir sobre o sofrimento que o país tem passado nos últimos 40 anos.” Um povo orgulhoso e corajoso, e ao mesmo tempo amável, foi massacrado nesse tempo. E as memórias felizes vivem apenas em fotos.