
Cinco estações de metrô de Lisboa, em Portugal, ficarão abertas para abrigar moradores de rua (foto: Reuters)
Publicado no Extra
As baixas temperaturas registradas em Portugal fizeram a Câmara Municipal de Lisboa, capital do país, decidir que cinco estações de metrô da cidade ficarão abertas durante a madrugada até o fim do inverno. A ideia é acolher moradores de rua que vêm sofrendo com o frio severo.
“Enquanto se registrarem estas temperaturas abaixo dos três graus, estarão abertas, durante o período da noite, a estação do Metrô do Rossio, do Intendente, do Saldanha, da gare do Oriente e do Colombo”, contou à emissora de TV “SIC” o vereador Carlos Manuel Castro.
A ideia surgiu de um encontro de membros da Câmara com secretarias de Lisboa e com a Santa Casa de Misericórdia. A partir da terça-feira da semana que vem, as estações, que normalmente ficam fechadas entre 1h e 6h30, funcionarão como abrigos.
A decisão faz parte do chamado Plano de Contingência para as Pessoas Sem-Abrigo Perante o Frio, que é ativado quando se registram, pelo menos, dois dias consecutivos com temperaturas mínimas abaixo de três graus. É programada também a distribuição de refeições quentes, alimentos e agasalhos.