publicado na Exame
A Nasa anunciou na tarde desta quinta-feira que uma das luas de Saturno tem os elementos necessários para abrigar vida. A lua em questão é a Enceladus, uma das 62 luas do planeta. Os dados que servem como base para o estudo foram coletados pela sonda Cassini, que explora Saturno e suas luas.
À primeira vista, Enceladus é uma lua com superfície coberta de gelo. Novas evidências, no entanto, apontam para a possibilidade de existência de mares líquidos no subterrâneo do planeta. Os cientistas supõem que as forças gravitacionais de Saturno são fonte da energia que mantém a água sob a superfície da lua em estado líquido.
A sonda Cassini, da Nasa, capturou, de acordo com a agência espacial, evidências de que reações química acontecem abaixo da superfície do planeta. A teoria dos cientistas é que isso criaria um ambiente capaz de abrigar vida microscópica. “Isto é o mais próximo que já estivemos, de longe, de identificar um lugar com ingredientes necessários para um ambiente que pudesse ter vida, disse Thomas Zurbuchen, da Nasa, em comunicado.