Este truque simples ajuda a gravar informações na memória

Publicado na Exame

Se você tem dificuldade de gravar algo na memória ou vive esquecendo alguma informação importante, tente representá-la com um desenho feito por você mesmo. É o que indica uma descoberta recente de uma pesquisa científica sobre memorização feita por psicólogos da Universidade de Waterloo, no Canadá, publicada no periódico Current Directions in Psychological Science.

A pesquisa descreve que o efeito de desenhar teve uma influência surpreendente na retenção de novos dados aprendidos. A técnica foi chamada pelos pesquisadores de “efeito do desenho”.

“Esses experimentos sugerem que usar a transcrição, como o método anotação, para reter informações novas não é a forma mais efetiva e criar desenhos da informação é uma viável, e muito mais eficaz, estratégia mnemônica”, de acordo com os autores do estudo, Myra A. Fernandes, Jeffrey D. Wammes, Melissa E. Meade.

O Estudo

Os psicólogos de Waterloo pediram que os participantes do estudo memorizassem 30 palavras em uma determinada ordem. Quem desenhou as palavras conseguiu se lembrar mais do que quem apenas as escreveu em formato de lista. Em outra etapa, eles pediram aos participantes que desenhassem ou escrevessem as definições das palavras “esporo” e “isótopo”, e os resultados foram os mesmo do primeiro teste. Os pesquisadores avaliaram ainda a tese do efeito do desenho com pacientes idosos com demência de uma casa de repouso e, novamente, eles se lembraram melhor das informações quando desenharam suas representações.

O motivo, propõe a pesquisa, seria a necessidade de elaboração, atividade motora e elementos ilustrativos no desenho, itens que facilitam a formação de memórias. Para isso, a habilidade de desenhar bem não é necessária.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Este truque simples ajuda a gravar informações na memória

1 Comentário

  1. Fred disse:

    Esse tal de “Lula Livre”, isso é marketing. Clichê comercial. Frase publicitária, pra você comprar o “produto” lula.
    É tal qual a frase: “Coca-Cola dá Mais Vida”, pra vender o produto Coca-Cola. Fazer tua cabeça com frases de impacto.

    Eis o jeitão VAZIO publicitário do PT e do Petismo. Veja:

    PT vive de clichês publicitários elaborados por marqueteiros. Nada espontâneo. Mas apenas um frio slogan (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou o: “Fiat Touro: Brutalmente Lindo”).
    Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Eis:

    0.
    “Coração Valente©”

    1.
    “A Copa das Copas”

    2.
“Fica Querida”
    
3.
“Impeachment Sem Crime é Golpe”

    4.
    
“Foi Golpe”

    5.

    “Fora Temer”
    
6.

    “Ocupa Tudo”

    7.

    “Lula Livre”
    
8.

    “eleição sem Lula é fraude” [kuá!, kuá!, kuá!].
    
9.
    
“O Brasil Feliz de Novo”

    10.
“
    Lula é Haddad Haddad é Lula”

    11.

    “Ele não”.

    12.

    “Haddad agora é verde-amarelo” [rsrsrs].
    13.
    ÁGUA PARA TODOS” (kkkkk).

    Mais um recente clichezaço publicitário do PETISMO (Religião) e, também, do PT, — estilo “Danoninho© Vale por Um Bifinho”. Ei-lo:
    14.
    “Ninguém Larga a Mão de Ninguém”.

    É o tal de “me engana que eu compro”.
    O Petismo vive de ótimos e CALCULADOS mitos publicitários.
    PT é vigarista.

Deixe o seu comentário