Evangélicos promovem cidadania no sertão de Pernambuco

Jénerson Alves, especial para o Pavablog

A senhora Dalila Costa tem 69 anos de idade. Ela veio passar uns dias na casa de parentes no município de Salgueiro, sertão central de Pernambuco – a mais de 500 quilômetros do Recife. Neste período, ficou sabendo de uma movimentação diferente no município. “Eu nunca havia visto uma atividade como esta. Então, decidi conhecer. Fiz uma consulta no médico, que mostrou que minha pressão estava alta e me receitou uns remédios. Agora, vou aproveitar e ficar ainda mais bonita e escovar meus cabelos”, conta, sorridente.

Ela é uma das 400 pessoas atendidas pelo projeto Fé em Ação, desenvolvido pela Igreja Congregacional Vale da Bênção. A ação social ofereceu gratuitamente serviços como corte de cabelo, assessoria jurídica, enfermagem, assistência social, consulta médica e emissão de documentos durante toda a terça-feira, dia 15. A proposta envolveu mais de 70 voluntários, vindos de cidades de Pernambuco, da Paraíba, da Bahia e até mesmo de outros países, como Guiné Bissau e Paquistão. Com o lema ‘Ele me deu vida’, a ideia é apresentar o amor cristão de forma prática, interferindo positivamente no cotidiano de comunidades carentes.

O objetivo do projeto sensibilizou profissionais de diversas áreas de atuação. Um deles é a enfermeira Nayara Sousa, que também é professora universitária. Mesmo morando em Caruaru-PE, ela decidiu viajar por mais de cinco horas (cerca de 300 quilômetros de distância) para utilizar seu talento profissional em prol do próximo. “Nas salas de aula, oriento meus alunos ao aspecto humanitário da profissão, e procuro apresentar este discurso na prática, rompendo as barreiras e indo além dos consultórios para atender a pessoas que têm o acesso difícil para determinados serviços de saúde”, testifica.

A ação, encabeçada pela Igreja, contou com o apoio da Secretaria de Defesa Social do estado de Pernambuco, bem como da Prefeitura do Município de Salgueiro. De certa forma, representa o início das atividades da Igreja Congregacional Vale da Bênção na cidade sertaneja, que está implementando uma congregação no local. O líder do trabalho é o pastor Irineu Evangelista. Segundo ele, o maior desafio da comunidade religiosa é prosseguir promovendo o bem comum. “O povo de Salgueiro é bastante acolhedor e atencioso. Nosso intuito é servir a esta população atendendo ao convite do Senhor Jesus estabelecendo uma Igreja que se preocupe tanto com o bem-estar social quanto com o bem-estar espiritual dos cidadãos”, salienta.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Evangélicos promovem cidadania no sertão de Pernambuco

1 Comentário

  1. […] o acesso difícil para determinados serviços de saúde”, disse ela, segundo informações do Pavablog.Já para o pastor Irineu Evangelista, líder da Vale da Bênção, a iniciativa demonstra que a […]

Deixe o seu comentário