Dez perguntas por responder na última temporada de ‘Game of Thrones’

Publicado no El País

Quem conquistará o Trono de Ferro? Ou ficará vazio?


É a questão-chave para os telespectadores, embora na realidade possa não ser tão relevante. Nela está baseada até mesmo a campanha promocional de ‘Pelo trono’ da HBO. Mas pouco importará quando o Rei da Noite atrair todas as suas tropas para Westeros. O trono será então a última preocupação. Aquele trono de espadas pontiagudas era sempre uma desculpa para dizer outras coisas, um macguffin pelo qual seus protagonistas lutavam. Mas não o mais relevante, simplesmente o caminho para avançar os enredos. As casas de apostas, no entanto, são claras: eles acreditam que Bran vai ganhar (embora pareça estranho, é seguido por Sansa). Os leitores do EL PAÍS estão apostando, por enquanto, no Daenerys, seguida de perto por Jon Snow. Eles governarão juntos como Targaryen e restabelecerão a antiga ordem?

Quanto durará o inverno? Chegará a primavera?


Durante anos dissemos que “o inverno está chegando”. Foi um longo verão (mais de 10 anos), e dizem que, depois de algo assim, as dificuldades da pior temporada de Westeros sempre se estendem. A última vez que os Caminhantes Brancos chegaram, de acordo com a lenda, foi uma longa noite e o inverno durou uma geração. Talvez este inverno não tenha sido muito difícil, mas foi cheio de percalços. Agora que a antiga religião está comprometida e a magia retorna, também pode ser hora de questionar as estações com base em profecias. E, se vencerem a batalha contra os Caminhantes Brancos, tudo terminará e a alegre primavera florescerá novamente. Afinal, as estações do ano são metáforas narrativas do que acontece com os personagens.

Quem está grávida?


No último capítulo, Cersei insinuou primeiro e afirmou mais tarde que estava grávida e, portanto, há um futuro para os Lannister, apesar de seus três filhos anteriores terem morrido. Mas ela está realmente grávida ou é apenas um truque para tentar manter seus irmãos ao seu lado no momento em que ela está sozinha? Por outro lado, Daenerys está convencida de que ela não pode engravidar porque uma bruxa disse isso. Mas muitos sinais sugerem que esse não é o caso. O próprio Jon questionou no último capítulo se essa profecia era verdadeira. Está grávida depois de dormir com Jon?

Descobrirá Jon Snow seu verdadeiro passado?


É a dúvida que todo leitor e espectador teve desde o primeiro capítulo da série (ou as primeiras páginas do livro). Nós já descobrimos isso. Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark se casaram para ter seu filho legitimamente. Portanto, Jon Snow não é um bastardo, mas Aegon Targaryen. Agora é a hora de Bran Stark e Samwell Tarly dizerem a verdade a Jon. Eles chegarão a tempo?

Com quem joga Tyrion?


Nas últimas temporadas, Tyrion permaneceu em um discreto pano de fundo influenciando dos bastidores no destino dos Sete Reinos. Agora, como conselheiro de Daenerys, ele parece estar do lado de Targaryen e não se dá bem com Jon. Mas o último capítulo deixou muitas perguntas no ar. Os espectadores não viram o final de sua conversa com Cersei, onde sua irmã lhe disse que estava grávida. Seu olhar quando ele vê, secretamente, como Jon entra no quarto de Daenerys também é suspeito. De que lado Tyrion está mesmo? Khaleesi tem o inimigo ao seu lado?

Terminará Arya sua lista de vinganças?


A jovem Stark carrega desde a segunda temporada uma lista de nomes de pessoas que quer matar sim ou sim. Vários nomes já foram riscados (embora alguns não tenha sito ela que matou): Joffrey Baratheon, Meryn Trant, Rorge, Polliver, Walder Frey, Thoros de Myr e Tywin Lannister. Outros ainda estão vivos. Um dos principais objetivos era Cersei (embora, neste caso, uma profecia dissesse que Cersei morreria nas mãos de um de seus irmãos …). Os nomes restantes que permanecem por serem riscados são Beric Dondarrion, El Perro, Ilyn Payne, A Montanha e Melisandre. Todos cairão? O farão nas mãos da assassina?

Se manterá o heteropatriarcado na coroa?


Muitos disseram que ‘Game of Thrones’ é uma série feminista. Empodera personagens como Cersei, Sansa, Brienne, Daenerys ou Arya e as constrói de maneiras que desenvolvem personalidades opostas (e da mesma forma que a série tem sido criticada por não contratar mulheres roteiristas e diretores há anos). Ao substituir seu filho Tommen, Cersei é a primeira rainha na história do Trono de Ferro que estreou com Aegon I “O Conquistador”. Talvez seja a hora de acabar com o patriarcado estabelecido em Westeros, ainda que cada uma das mulheres o fizesse a sua própria maneira.

Haverá um final feliz ou sangue e destruição?


Levando em conta a rota da série, é natural que esperemos que na última temporada a morte e a destruição estejam presentes a cada passo. A batalha entre os vivos e os mortos não pode terminar de outra forma. Mas uma alternativa que tem poucas chances e, portanto, seria uma surpresa interessante, é que a série termine com um final feliz para seus protagonistas (supondo que haverá mortes entre os personagens principais). Será que acabarão reinando Jon e Daenerys felizes e quietos sentados lado a lado no trono com uma criança em seus braços? Não descartemos essa opção cedo demais.

Quem ganha na batalha dos dragões vivos contra dragões zumbis?


Uma pergunta impossível de responder até vermos o que decidiram que deve acontecer. Qualquer coisa pode passar. É uma das vantagens do reino da fantasia. Ou será que alguém confrontou um dragão vivo e um morto antes para ver quem ganha? É verdade que os dragões vivos são dois e o zumbi é apenas um, mas como se mata um dragão que já está morto?

São os caminhantes brancos a verdadeira ameaça e o resto não importa?


Os caminhantes brancos sempre foram vistos como uma metáfora para a mudança climática do nosso mundo. Enquanto uma série de governantes está preocupada com o jogo dos tronos (“ou você ganha ou morre”), uma ameaça que ninguém pode controlar e que poderia destruir o mundo como é conhecido se aproxima furtivamente (e agora a passos de gigante). Para evitá-lo, teremos que tomar medidas drásticas que forcem alianças impossíveis, e ainda não temos uma ideia clara de que isso possa acontecer. Se você não levar a sério, tudo será destruído.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Dez perguntas por responder na última temporada de ‘Game of Thrones’

Deixe o seu comentário