Por que estou sempre tão cansado?

Publicado no Huffpost

O sono é uma daquelas coisas que todos sabemos que é essencial para uma vida mais equilibrada, mas nem sempre estamos com isso em dia.

Uma boa noite de sono é primordial para que você se mantenha saudável e produtivo. Listamos alguns motivos que podem estar afetando o seu sono e te deixando com aquela sensação permanente de cansaço.

Razões pelas quais você está sempre tão cansado

Você não está dormindo o suficiente: Você provavelmente já sabe disso. Mas é importante lembrar. “Nossa sociedade é privada de sono”, diz Brian Murray, neurologista que trabalha na Clínica de Distúrbios do Sono do Sunnybrook Research Institute, em Toronto. “A maioria das pessoas precisa de sete a nove horas de sono, mas dorme menos do que isso.”

Você não se exercita o suficiente e não está se alimentando de maneira saudável: Mais uma vez, essas são as respostas óbvias, mas que são verdadeiras. Estudo após estudo demonstra que a atividade física constante leva a um aumento progressivo do sono profundo. Da mesma forma, estudos descobriram que dietas ricas em frutas, vegetais, proteínas com baixo teor de gordura e laticínios tendem a levar a um sono melhor. E você provavelmente também sabia disso, mas comer perto da hora de dormir também está associado a um sono ruim.

Medicamentos: A sonolência é um efeito colateral comum de muitos medicamentos – principalmente muitos tipos de antidepressivos tricíclicos, remédios para pressão arterial e remédios para alergia.

Estamos no meio da noite ou no meio da tarde: As pessoas têm um mergulho natural no sono profundo entre as duas e as quatro da manhã e novamente por volta das duas da tarde. É melhor não se envolver em “situações exigentes de atenção” durante esses tempos, explicou Murray ao HuffPost Canada.

O fato de as pessoas estarem cansadas entre 2 e 4 da manhã é bastante intuitivo, mas muitas pessoas não sabem sobre esse cansaço na tarde, acrescenta Murray. Muitas pessoas culpam a queda da energia pelo efeito pós-almoço, mas “não é apenas a comida que faz isso”, diz ele. ”É um efeito circadiano. Cada célula do seu corpo tem um pequeno relógio molecular e passa por esses pequenos ritmos. ”

Distúrbios do sono: É possível que o sono que você dorme à noite não seja relaxante o suficiente porque você tem um distúrbio como apneia do sono. Se o seu cansaço chega a um ponto em que você está adormecendo em momentos inadequados – enquanto está no meio de uma conversa ou enquanto dirige – você pode estar sofrendo de narcolepsia. E se você está cansado durante o dia porque não consegue dormir à noite, pode ter insônia. Estas são todas as condições para falar com o seu médico.

Condições médicas: Não se preocupe, pessoas que pesquisam no Google “Cansaço é um sinal de câncer?”.

É muito improvável que sua fadiga seja causada por câncer, mas pode estar associada a outras doenças. Sentir-se cansado o dia todo às vezes é um sintoma de depressão. Disfunções da tireóide também fazem com que as pessoas se sintam cansadas.

E como condições neurodegenerativas podem causar a impactos em certas partes do cérebro, uma degeneração na área que controla o sono e a vigília pode causar sonolência em alguém que sofre de um distúrbio como a doença de Parkinson.

O que acontece quando você não dorme o suficiente
Novamente, você provavelmente já sabe disso, mas a falta de sono afetará negativamente seu corpo e sua mente.

Mau humor: Assim como as crianças pequenas, quando os adultos não dormem o suficiente, é provável que nos tornemos irritadiços, irritados ou infelizes.

Desatenção: Você já saiu da zona durante uma reunião quando estava exausto? Pode ser mais difícil se concentrar em tarefas específicas quando você não dormiu o suficiente. Às vezes, isso pode ser perigoso: a falta de foco pode levar a acidentes de trânsito, diz Murray.

Risco de doença: Murray diz que pessoas privadas de sono tendem a engordar e correm maior risco de diabetes e doenças cardiovasculares. “Acho que as pessoas subestimam o impacto da perda de sono em sua saúde geral”, acrescenta. “Passamos um terço de nossas vidas neste estado, então nossos corpos se adaptaram para fazer isso por uma boa razão.”

Como não se sentir tão cansado

Durma mais: Vamos lá, você sabia que essa era a solução.

Certifique-se de que sua cama seja confortável: Você deseja um lugar fresco, silencioso, escuro e confortável – e de preferência sem a luz de eletrônicos. A National Sleep Foundation explica que computadores, telefones e outros dispositivos suprimem a liberação de melatonina no corpo, um hormônio que estimula o sono. Portanto, não apenas o deixa mais alerta, como também atrasa o sono REM.

Exercite-se mais: Sim. Você precisa se mexer.

Equilibre sua dieta: Sem mais.

Converse com seu médico sobre os medicamentos atuais: Se você estiver tomando remédios que o deixam sonolento, converse com seu médico. Eles podem oferecer uma versão não sonolenta, alterar sua dose ou considerar mudar para outra coisa.

Beba café: Isso é útil – até certo ponto. “Algumas xícaras de café por dia podem ajudar a melhorar os comprometimentos leves do estado de alerta, mas é só isso”, diz Murray. “A cafeína não é um sono líquido e você não pode substituir completamente a perda de sono”.

Levante-se com mais frequência: “Ficar em pé é uma das maiores maneiras de voltar ao estado de alerta”, diz Murray. “A mudança postural tem um grande impacto em nossa concentração.”

*Este texto foi originalmente publicado no HuffPost Canadá e traduzido do inglês.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Por que estou sempre tão cansado?

Deixe o seu comentário