Aspirador de pó: dicas para usar corretamente

O aspirador de pó é uma santa ajuda! É a melhor opção para evitar que a poeira se espalhe pela casa; sobre superfícies e cantinhos mais escondidos. Sem falar na eficácia de limpar sem levantar as impurezas no ar, evitando várias doenças respiratórias.

O eletrodoméstico oferece diversas vantagens, como: versatilidade, praticidade, funcionalidade e eficiência. Alguns modelos disponíveis no mercado trazem novidades tecnológicas como aspiração de líquidos. É isso mesmo! Na hora de realizar a faxina, use sempre o aspirador de pó para obter os melhores resultados de limpeza e saúde. Pense nisso!

Outro ponto a destacar é sua importância em temporadas mais secas, quando há maior número de incidentes alérgicos.

Neste artigo você descobrirá dicas para usar corretamente o aspirador de pó! Invista no eletrodoméstico e capriche na limpeza de sua casa.

Escolha o modelo de sua preferência

A qualidade sempre deve pesar no momento de escolher o melhor modelo dos eletrodomésticos. Afinal, o bem estar da família e a organização do lar são indispensáveis para viver bem. Pesquise sobre os benefícios de cada modelo de aspirador de pó, confira os prós e contras. Opte pelo que será:

  • O maior custo-benefício;
  • A solução para as suas necessidades;
  • O design mais bonito e inovador;
  • A melhor opção de recursos;
  • O equipamento com maior garantia e previsão de durabilidade.

Leia o manual de instruções e conheça a função de cada peça

Junto ao aparelho, o manual de instruções é o guia completo para saber exatamente o que fazer. Conhecer as peças que vêm na caixa é fundamental para usar corretamente o aspirador de pó. Portanto, leia atentamente instruções, normas e cuidados prescritos.

Se você já observou tudo que veio na embalagem; os bocais, botões e tomada, está na hora de começar! Mas como usar essas peças? Em que superfície utilizar determinado bocal?

Vamos listar agora os bocais mais comuns em aspirador de pó:

  • Bocal multiuso;
  • Bocal de piso;
  • Bocal escova;
  • Bocal fresta (ideal para quinas e cantinhos);
  • Bocal para tecido.

Como limpar o chão

Para limpar o chão o bocal de piso é o mais indicado. Isso inclui tapetes e carpetes. Ele conta com uma proteção especial que impede a ocorrência de arranhões e marcas. Principalmente para porcelanato. Vale ressaltar que alguns modelos oferecem o bocal multiuso como alternativa. O objeto também cumpre bem essa função.

O bocal de piso tem a forma parecida com um rodo, e desliza pela superfície do chão facilmente, preservando seu brilho e elegância..

Limpeza em tecidos

Se chegou a vez da limpeza de tecidos, ou da retirada de pêlos dos animais de estimação, o bocal para tecido é a escolha certa. Faz a higienização de forma amena, sem qualquer agressividade. Mas com competência, ok?

Significa a preservação de tecidos e outras superfícies mais propensas a danificação. Seu design é menor do que o bocal para piso, mas a forma é parecida. O bocal faz o trabalho sem prejudicar os variados tipos de pano. Seja em sofá, abajur, puff e etc.

Limpeza em carpetes, tecidos e estofados

Embora o bocal para tecidos seja uma opção viável, o bocal escova tem o diferencial de tirar a poeira e fios de cabelo. As cinzas de cigarro que podem cair e impregnar o carpete também podem ser retiradas com o bocal escova.
Além disso, ele preserva os fios do tapete, sem desbotá-lo ou retirar seu brilho. Trazendo vida à sua estampa com uma boa limpeza.

Limpezas gerais

O bocal multiuso tem o formato de um canudo, que suga a poeira com agilidade e potência. A abertura opera em qualquer tipo de espaço e profundidade. Assim como os bocais que citamos acima, ele funciona em estofados (sofás e bancos de carro), tapetes e carpetes, piso (incluindo porcelanato), e em frestas.

Limpeza de cantinhos

Para caprichar naquela limpeza minuciosa ou de difícil acesso onde a poeira se esconde, o bocal para frestas é o favorito. Cumpre a função de tirar teias de aranha, poeira de rodapés, sujeira em armários e etc.

Esqueça aquela fácil desistência que surge ao perceber a dificuldade de chegar onde está o pó. Insira o bocal para frestas e dê adeus à sujeira “resistente”!

O formato é bem característico, como uma “boca de pato”, com um design mais discreto para acessar todas os ambientes de sua casa.

Truques que valem a pena

  • Ache objetos perdidos e/ou pequenos ao colocar uma meia-calça na extremidade do bocal e prendê-la com um elástico. Assim, o item perdido será sugado pelo aparelho e permanecerá na borda da meia-calça para ser encontrado e recolhido.
  • Bicarbonato de sódio + água + aspirador de pó podem tirar cheiros ruins e manchas do colchão. A solução do bicarbonato e água devem agir por 30 minutos, ao menos, antes do objeto ser aspirado.
  • Traga odores agradáveis com folhas de hortelã ou canela (ou ainda alguma folha de sua preferência) previamente sugadas pelo aspirador. Durante a faxina, os cheiros de gordura, animais de estimação ou de cigarro serão “substituídos” pelo aroma gostoso das folhas.
  • Antes de fazer a lavagem das cortinas, aspire o excesso de pó, pêlos de animais e fios de cabelo com o aspirador.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Aspirador de pó: dicas para usar corretamente

Deixe o seu comentário