Como saber o que o seu cliente quer? Saiba como atendê-lo e como vender mais

Photo by Blake Wisz on Unsplash

Saber o que seu cliente quer é o primeiro passo para sinalizar o faturamento do seu negócio. Afinal, oportunidades de venda são criadas ao oferecer para internautas e leads conteúdos atrativos, produtos inovadores e plataformas eficientes.

Isto é, de acordo com informações previamente levantadas sobre determinado público. Internautas que vão e vem em sites de empresas, marcas influentes e buscadores. Como o Google, por exemplo. Lá são inseridas palavras-chave sobre o que querem, o que gostam ou precisam. Então, tudo fica registrado na rede.

Assim, a empresa elabora o planejamento amparada nos dados de seus potenciais clientes. Links mais clicados, mapas de calor que reproduzem onde permanecem mais tempo nos sites, métricas de navegação e etc. Desse modo, as ações são colocadas em prática de acordo com o perfil do consumidor.

Confira agora mesmo como saber o que seu cliente quer. Saiba como atendê-lo e como vender mais. Aprenda a identificar sua real necessidade. Com as nossas dicas, monte as melhores estratégias de Marketing Digital e inicie uma nova era de resultados lucrativos. Vamos lá?

Você conhece o potencial do seu negócio?

Para marcar presença em um mercado de alta concorrência é imprescindível conhecer o potencial do seu negócio. Definir o que sua marca pode de fato ofertar aos consumidores é o mesmo que entender os limites e determinar o raio de atuação. Veja bem, não significa pensar pequeno. Pelo contrário, é construir uma ideia forte, que chame atenção e trabalhar de maneira assertiva e qualitativa.

Então:

  • Qual é o diferencial da sua empresa diante da concorrência?
  • Quais são os serviços e/ou produtos hábeis para oferecer ao público?
  • Qual é a identidade do seu negócio?
  • Quais os princípios pré-estabelecidos de atendimento ao cliente?

A autenticidade da marca é um elemento poderoso que viabiliza a confiança do cliente. Portanto, trabalhe na identidade e ideais da sua empresa. Depois construa a ponte até o cliente para ele conhecer também.

Por que é importante conhecer o cliente

Photo by Robert Bye on Unsplash

Bem, o conceito que não se pode esquecer é que o cliente representa o sucesso de um empreendimento. Lembra daquele clichê: O cliente sempre tem razão? Pois é. O primeiro contato, o diálogo, o respeito e a qualidade tornam o relacionamento mais duradouro.

Não se trata apenas do alto número de clientes, mas como são enxergados, ouvidos, favorecidos, preservados, e etc. Entendeu a diferença?

O comportamento no ambiente digital também deve ser considerado. Afinal, é o “lugar” onde a maioria está. Onde a maioria visualiza sua marca e se envolve diretamente ou indiretamente.

A colaboração da Agência de Marketing Digital

Essa é a brecha de dar uma dica valiosíssima: investir nos serviços de uma Agência de Marketing Digital é a melhor saída para evitar prejuízos na Web, assim como fazemos aqui na Sinnapse. Se trata de uma organização especializada que apresenta rendimentos excelentes no direcionamento das tarefas na Internet. Desde a definição das características dos possíveis clientes até a sua fidelização.

O planejamento é desenvolvido de acordo com as métricas do mapeamento dos cliques e pesquisas dos consumidores (ou leads). Além disso, conhecem como ninguém as melhores formas de utilizar as ferramentas de Marketing Digital como:

  • SEO
  • Landing Pages
  • Mídias Sociais
  • Marketing de Conteúdo
  • Email Marketing, entre outras.

Vale a pena! É como acertar o alvo usando o “melhor arco” e conhecendo exatamente o local a ser atingido.

Vantagens de saber quem é o cliente

Saber quem é o cliente significa: aumentar a taxa de vendas. Sim, isso mesmo. Porque ao identificá-lo você oferece a melhor solução para ele. A sua solução.

Mas, para alavancar os números positivos é preciso realizar uma análise de dados específicos. Algumas das informações relevantes são:

  • Onde mora?
  • Com quem convive?
  • Qual é o seu estilo de vida?
  • Quantos anos tem?
  • Qual é sua profissão ou cargo pretendido?

As respostas dessas e de outras questões permitem a “divisão” de consumidores, isto é, a segmentação. É a parte fundamental para entender o que seu cliente quer.

Já pensou enviar uma oferta de calçado infantil para uma pessoa solteira que sequer tem filhos ou sobrinhos? E mais, que nem ao menos pesquisou sobre isso?

Pois é. A segmentação conduz o produto perfeito até a pessoa perfeita. Por isso deve conhecer quem é o cliente.

A importância de pesquisas de satisfação

O diálogo é essencial em qualquer tipo de relacionamento. Isso inclui empresa&cliente. Para descobrir o que ele acha da sua marca e dos produtos; o que gostaria de comprar; ou do que mais necessita: PERGUNTE. As pesquisas e enquetes auxiliam a compreender e “ouvir” a voz do consumidor.

Converse com os internautas que navegam pelos sites da empresa ou mídias sociais. Faça um levantamento sobre assuntos relevantes para eles, ideias para novos projetos e bote a mão na massa.

A criação de personas

Você sabe o que são personas? As personas não personagens fictícios criados com base nos perfis de segmentação. Com isso, toda a programação de divulgação e vendas é espelhada nelas.

Por exemplo:

Nome – Joana Helena

Idade – 26 anos

Profissão – Professora de Língua Portuguesa

Mãe, gosta de cinema e livros, busca um imóvel confortável e versátil para ela e seus 2 filhos.

Neste caso, uma produção de conteúdo para corretores de imóveis ou imobiliária priorizaria assuntos sobre decoração, novidades sobre apartamentos com dois ou três quartos, mobília planejada e funcional. O conteúdo visualiza o personagem e é elaborado para captar o perfil em questão.

As personas possibilitam uma aproximação de perfil do cliente ao assunto ou serviço ofertados pelo seu negócio. Ou seja, fica bem mais viável captar clientes reais.

“Só existe uma definição válida de negócio: criar um cliente.”
Peter Ducker

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *