5 Dicas Fundamentais Para Você Passar Em Um Concurso Em 2020

Imagem de Jan Vašek por Pixabay

O ano de 2020 já chegou e com ele diversas oportunidades para você que quer passar em um concurso público nesse ano.

Embora muitas pessoas possam pensar que não há oportunidades (ou há poucas oportunidades) de concursos públicos no ano que se inicia, não se contamine com esse pessimismo.

Os concursos públicos estão aí e você precisa estar preparado para conseguir ser bem-sucedido no concurso que deseja.

Pensando em você, que já está pensando em se organizar em questões de estudo para os concurso que virão, veja 5 dicas importantes para que 2020 seja o seu ano, o ano que você passará no tão sonhado concurso que deseja. Confira!

O Panorama Dos Concursos
Se você é daqueles pessimistas, que acha que em 2020 não haverá concursos públicos, pense melhor.

Embora haja um clima de desconfiança e austeridade, sobretudo em relação ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, que tem demonstrado pouca abertura em relação a novos concursos, o panorama não é bem esse, tão sombrio.

O ano de 2020 será um ano de eleições municipais. Muitos acreditam, erroneamente, que não haverá concurso em municípios por ser um ano eleitoral. Mas isso não é verdade.

O que é importante ressaltar é que o artigo 73 da Lei das Eleições (9.507/97) limita a admissão de novos servidores públicos três meses antes do pleito até a posse dos candidatos eleitos. Portanto, até Julho, os candidatos aprovados podem ser nomeados.

Infelizmente, muitos municípios estão com verbas restritas, portanto a tendência é uma diminuição no número de concursos municipais. Porém, o panorama estadual, no qual não haverá eleição em 2020, é diferente.

Como os mandatos dos governadores estaduais seguem para o segundo ano, a tendência é que haja concursos estaduais. Portanto, se você almeja uma vaga estadual, fique de olho!

Em termos federais, 2020 apresentará o concurso para o Tribunal de Contas da União (TCU), que é um concurso bem difícil. Além dele, poderemos ter o concurso para Auditor Federal de Controle Externo.

É importante citar o concurso do Tribunal Regional Eleitoral. Porém, não há boas perspectivas de concursos em relação à Receita Federal e ao INSS.

Independente do concurso que você está focando, siga as dicas abaixo.

1 – Invista primeiramente no estudo das disciplinas básicas
Se você já sabe qual concurso quer prestar, a primeira coisa que você deve fazer é ter uma base forte. Ou seja, invista em disciplinas básicas primeiramente.

Somente com uma base sólida você deverá seguir para o estudo das disciplinas específicas.

2 – Não deixe para começar só depois do Carnaval
Muitas pessoas só pensam em montar sua escala de estudos depois do Carnaval.

Mas se você pretende focar em um concurso municipal, a sua maior chance é que ele ocorra no primeiro semestre, portanto, não se dê ao luxo de perder até 3 meses de estudo, começando só depois do Carnaval.

Se você já se dedicou aos estudos no ano de 2019 e quis parar entre Natal e Ano Novo, tudo bem. Mas não fique esperando para retomar os estudos só depois do Carnaval.

3 – Poupe seu dinheiro
Quem é concurseiro sabe que uma das atitudes mais importantes que se pode ter é poupar dinheiro.

Não tenha gastos desnecessários. Se você comprou material de estudo novo em 2019, não há a necessidade de adquirir tudo novo em 2020.

Mas saiba investir, é importante ter material de qualidade para poder estudar bem.

4 – Entenda que tempo é necessário
Alguns concursos são bem difíceis. Então, provavelmente, você demorará um ano no mínimo de estudo para conseguir ser aprovado.

Não se engane: concursos concorridos necessitam de tempo de estudo de qualidade para aprovação.

5 – Converse com a família
Nem sempre a família entende ou dá apoio para quem quer passar em concursos.

Não hesite de conversar, explicar, justamente para que não haja pressão ou falta de entendimento, por parte de quem vive com você.
Se dedicando, com afinco, você será capaz de no ano de 2020 passar no concurso que deseja. Bons estudos!

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 5 Dicas Fundamentais Para Você Passar Em Um Concurso Em 2020

Deixe o seu comentário