O que é QR code

O que é QR Code?
O QR Code é um código de barras bidimensionais que pode ser escaneado pela maioria dos telefones celulares que possuem câmeras. A partir disso, o sistema consegue converter os “desenhos” em texto e um endereço de URL, localização, e-mail ou um contato por SMS.

O QR Code surgiu com o objetivo de catalogar peças em veículos e hoje é utilizado das mais variadas formas. Embora exista desde o século passado, foi a partir de 2003 que começou a ganhar força. Existem modelos que podem ser lidos a certa distância, sem mesmo existir preocupação com ângulo e foco da câmera.

O que é QR Code?
Talvez você pense que essa é uma tecnologia nova, mas não é bem assim. Ela tem despertado muito interesse nos últimos anos e agora engrenou de vez. Esse sistema existe faz mais de duas décadas e pode ser aplicado de diversas maneiras.

O QR Code é um gráfico 2D dentro de uma caixa, com linhas pretas e brancas. Ele carrega algumas informações pré-estabelecidas, que incluem textos ou outros conceitos. Atualmente essa tecnologia é muito utilizada para revistas, panfletos, outdoors e outros segmentos.

Por exemplo, as revistas colocam um QR Code, seus leitores podem acessar apontando a câmera do celular para eles, tendo acesso a um determinado site. Agora no Brasil as emissoras de televisão estão começando a utilizar, para levar os espectadores a seus sites, com conteúdos mais aprofundados, o que já acontece em outros países.

Entenda a sigla QR Code
QR corresponde a Quick Response, traduzindo para português é algo como resposta rápida. Hoje em dia existem diversos padrões, que oferecem links para as mais variadas páginas, basta apontar a câmera e o redirecionamento acontece de maneira instantânea.
Ainda assim, a tradução para o português fica em Código QR, por mais que seja chamado de QR Code por boa parte das pessoas e empresas que utilizam esse mecanismo.

Quando o QR Code foi inventado?
Atualmente existem muitos padrões de QR Code, o primeiro que se tem conhecimento foi divulgado em outubro de 1997, com o estilo Association for Automatic Identification and Mobility (AIM) Internacional.

Em janeiro de 1999 foi lançado o JIS x 0510. O terceiro padrão de QR Corde surgiu em junho de 2000, o ISO/IEC 18004:2000, que atualmente não está mais disponível.

Em setembro de 2006 o ISO/IEC 18004:2006, sendo uma expansão de um modelo lançado anteriormente. Ele estabeleceu alguns padrões importantes que são seguidos até hoje, é um projeto de código aberto, assim qualquer um pode utilizar.

Onde o QR Code é utilizado?
O QR Code é utilizado em muitos ambientes, como no WhatsApp Web. Para ter acesso a essa ferramenta o usuário deve acessar o site da empresa e então aparecerá o código de barras, basta apontar a câmera e pronto: terá acesso a plataforma de mensagens de textos, áudios e vídeos em seu computador.

Muitas pizzarias passaram a adotar essa estratégia, distribuindo panfletos com QR Code, assim basta que acessem a façam os seus pedidos. Empresas do setor de imóvel e automotivas usam para colocar vídeos em panfletos, assim basta que a pessoa acesse dessa forma e confira o conteúdo. Assim é possível vender com QR Code.

Ele é muito utilizado em outros aplicativos populares, mas que você talvez não saiba, como é o caso do Snapchat, do Shazam e do Pinterest. Todos eles possuem essa tecnologia, que facilita e muito o acesso, já que não é preciso digitar a URL inteira para ter acesso a uma página.

Celulares leem QR Code naturalmente?
Hoje em dia alguns aparelhos já conseguem ler QR Codes sem a necessidade de nenhum aplicativo. Basta ter o aparelho em mãos e abrir a câmera, apontando para o código de barras por um período entre 2 e 3 segundos. Quando a digitalização estiver ativada, uma mensagem será exibida.

Caso nada aconteça, então poderá acessar as “Configurações” e habilitar a verificação de códigos QR. Ainda assim, é possível que essa opção não esteja disponível no seu aparelho e ele será incompatível com essa tecnologia.

Ainda assim, é possível baixar um aplicativo para fazer essa leitura. Existem algumas opções bem interessantes e que podem ser instaladas no seu celular sem maiores problemas. Lembrando que existem diferentes tipos de QR Code.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for O que é QR code

Deixe o seu comentário